Tradição: Biscoito Francisquinha de Piranhas-AL é destaque no Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária
![]() |
Foto.: Assessoria |
Mais uma tradição ganhou destaque durante o Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Delmiro Gouveia, realizado na última quinta, 14. A Feira trouxe para os olhos do povo alagoano o Biscoito Francisquinha, tradicional da Coopeapis (Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar). Nomeado junto à criadora da receita, o produto é vendido em Piranhas, sertão de Alagoas, possuindo um sabor marcante e levando o carinho por gerações.
“O nome da mulher que fez a primeira receita era Francisca. Então o biscoito foi denominado em homenagem à ela”, explicou Mayara Rodrigues, integrante da Coopeapis. Fundada em Delmiro Gouveia em 2006, a cooperativa atualmente com 130 cooperados. Fica localizada na AL-220, próxima ao distrito do Piau, em Piranhas. O biscoito é produzido por um grupo especializado em iguarias.
Além do biscoito Francisquinha, a Coopeapis incorpora o sabor do umbu, fruto tradicional do Sertão alagoano, em produtos já conhecidos, como o nego bom e a geleia. “A gente faz o armazenamento quando é época de safra e consegue reproduzir o ano inteiro”, explicou Mayara.
O Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária é considerado uma vitrine para a agricultura familiar alagoana, divulgando produtos inovadores e de qualidade a um preço justo, e outros já tradicionais, como foi o caso da Coopeapis. A próxima parada é Palmeira dos Índios, no dia 29 de agosto, na Estação Ferroviária, das 08h às 17h.
Por BCCOM Comunicação
Nenhum comentário