1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Delmiro Gouveia é realizada com sucesso, fortalece a luta contra a fome e marca o início do PAA 2025/2026

Foto.: Assessoria 

A Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, por meio da Secretaria de Agricultura e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), alcançou um patamar no dia 23 de outubro com a realização da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento, realizado no Instituto Presbiteriano Crianças do Brasil (IPCB), reuniu dezenas de representantes da agricultura familiar, associações, cooperativas, estudantes e gestores públicos. O tema central, "Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade", garantiu um debate democrático e profundo sobre as políticas que irão fortalecer o direito humano à alimentação adequada e saudável no município.

Um dos pilares da Conferência foi a escuta ativa da população e dos agricultores familiares, permitindo que as vozes da base se fizessem ouvir na construção das propostas. A ampla participação evidenciou a dedicação da gestão municipal com o controle social e com a elaboração de políticas públicas que realmente atendam às necessidades locais.

A abertura do evento foi sublinhada pelo importante anúncio do início do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA 2025/2026).

"O anúncio do PAA é uma iniciativa que visa, duplamente, fortalecer a agricultura familiar local e combater a fome. É uma política que garante renda justa para quem produz e alimento de qualidade para quem precisa," destacou a pasta de Agricultura. A Prefeitura confirmou que o edital do PAA 2025/2026 será publicado em breve, e conta com a participação máxima dos agricultores familiares neste novo ciclo.

O debate nos grupos de trabalho resultou na aprovação de diversas propostas que promovem o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional em Delmiro Gouveia.

A Plenária Final validou as deliberações e, em um ato democrático, elegeu 07 delegados que representarão o município nas etapas intermunicipais e estadual: 05 da sociedade civil organizada e 02 governamentais. Eles terão a missão de levar as propostas construídas coletivamente para as esferas superiores.

"A ampla participação e as propostas aprovadas demonstram o compromisso de Delmiro Gouveia em construir uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. O resultado desta Conferência é o primeiro passo concreto e participativo nesta jornada," concluiu a organização do evento.

Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia - Trabalho que não para!

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.