Filme brasileiro está na disputa pelo Oscar 2016. 'O Menino e o Mundo'

Indicado ao Oscar, 'O Menino e O Mundo' já é premiado no exterior.

Filme arrebatou o público na França e foi consagrado em um dos festivais mais importantes do gênero
 
O Brasil está bem representado no Oscar 2016. 'O Menino e o Mundo', de Alê Abreu, foi indicado, na categoria Melhor Animação, ao prêmio mais importante da indústria cinematográfica.

O filme brasileiro compete diretamente com o sucesso de bilheteria 'Divertida Mente', da Pixar. 'Anomalisa', de Charlie Kauffman, 'Shaun, O Carneiro', inspirado na série homônima (spin-off de 'Wallace e Gromit') e 'Quando Marnie estava lá', produzido pelo Studio Ghibli também concorrem.

>>> Confira a lista dos indicados ao Oscar 2016

'O Menino e o Mundo' conta a história de um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. O pai abandona o lar e parte para a cidade grande em busca de trabalho e o menino, triste e desnorteado, faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. O filme mostra, pelos olhos da criança, uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.



O filme foi visto por 23 mil pessoas no Brasil, em janeiro de 2014, quando foi lançado. O longa fez mais sucesso na França, levando mais de 100 mil pessoas aos cinemas.

Premiado

O que nem todo mundo sabe é que, além de ser premiado no Brasil, 'O Menino e o Mundo' já recebeu estatuetas fora do País. Em dezembro de 2013, a animação trouxe, de Cuba, o Prêmio Coral de Melhor Longa de Animação no 35º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana.
No ano seguinte, venceu o Grande Prêmio Monstra 2014, em Portugal, em três categorias. Além do prêmio principal, levou Melhor Trilha Sonora e o Prêmio do Público. No mesmo país, levou o Cinanima.

                                                                                            foto divulgação

A consagração também veio em um dos mais tradicionais festivais dedicados ao gênero, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França. Em 2015, fez bonito na 2ª edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-Americano, eleito Melhor Animação, na Espanha.O filme de Alê Abreu encantou ainda os membros votantes do Festival Internacional de Ottawa, no Canadá. "Porque tem algumas das imagens mais belas que alguma vez vimos", justificou o júri.

Países como Argentina e a República Tcheca, também premiaram 'O Menino e o Mundo'. O longa foi comercializado no exterior e também garantiu exibição nos Estados Unidos, Bélgica e Dinamarca, além de ter sido vendido para a HBO América Latina.
A música tema foi produzida originalmente para o filme pelo rapper Emicida. "Olhos de uma Criança" fala sobre o contraste do desenvolvimento com a inocência. Ouça:

 Alê Abreu, de 44 anos, estreou nos cinemas com a animação 'Garoto Cósmico', em 2007.  

Por O POVO

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.