Projeto Saúde em Nossas Mãos completa um ano de funcionamento no Hospital Dr Petrúcio Bandeira de Medeiros em Delmiro Gouveia-AL

Foto.: Clarisse Rocha 

O Hospital Regional Dr Petrúcio Bandeira de Medeiros, situado em Delmiro Gouveia e vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), comemora o primeiro ano de implementação do Projeto Saúde em Nossas Mãos. Criado pelo Ministério da Saúde, o projeto tem o objetivo de reduzir, a médio prazo, a incidência dos principais indicadores que provocam infecções hospitalares nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos, tornando o ambiente mais seguro aos pacientes durante a permanência na UTI.

A enfermeira especialista em projetos do Hospital do Coração (HCor) do Estado de São Paulo, Soelen Silva, fez uma visita técnica à UTI Geral do Hospital e destacou o engajamento da equipe multidisciplinar da unidade hospitalar em promover o projeto.

“O Projeto Saúde em Nossas Mãos faz parte de uma grande colaborativa com outros hospitais de excelência e o nosso objetivo é reduzir infecções relacionadas à assistência à saúde em 50% até dezembro de 2026. Ficamos felizes em testemunhar a vontade de realizar e ideias que as equipes  têm para realizar as ações e mudanças propostas pelo projeto”, ressaltou a especialista.

A iniciativa oferece capacitação e orientação às equipes que atuam nas UTIs por meio de encontros virtuais e presenciais, permitindo troca de experiências entre os hospitais. As melhorias são implantadas e monitoradas por indicadores e visitas técnicas in loco, realizadas pelas equipes dos hospitais de excelência.

“O projeto traz inúmeros benefícios aos hospitais públicos do Brasil, a exemplo do Hospital, como a redução dos impactos financeiros e melhorias na prevenção de infecções, resultando em vidas salvas. A longo prazo, a expectativa é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente”, completou Soelen Silva.

Por Ascom Sesau-AL 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.