Representantes do Ministério da Integração visitam obras do Canal do Sertão em São José da Tapera e destacam avanço hídrico
![]() |
Foto.: Seinfra |
O secretário de Infraestrutura de Alagoas, Gustavo Acioli, recebeu o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira, e o diretor do Departamento de Obras Hídricas do MIDR, Marcus Vinicius, para uma série de visitas técnicas a importantes obras no Sertão alagoano.
A comitiva esteve no trecho 4 do Canal do Sertão, já concluído e localizado no município de São José da Tapera, onde está sendo implantado o perímetro de irrigação do Gavião pelo Governo de Alagoas. O novo perímetro contará com uma área irrigada de aproximadamente 250 hectares e impulsionará a produção agrícola da região.
“No trecho 4, vemos os resultados positivos que o Canal do Sertão Alagoano traz para a agricultura familiar e para todo o povo do Sertão. Aqui no Gavião, o Estado utilizou a estrutura já existente do Canal e criou o novo perímetro irrigado, com obras 90% concluídas. Com a parceria entre o Estado e o Governo Federal, as águas do São Francisco seguirão abastecendo ainda mais pessoas”, destacou o secretário Gustavo Acioli.
Além disso, os representantes também acompanharam o andamento das obras do trecho 5 do Canal do Sertão, que recebeu a ordem de serviço do presidente Lula no ano passado e já apresenta avanço significativo.
A previsão é que em dezembro seja entregue a primeira etapa, que contempla 4 km. O projeto integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é considerado prioridade pela gestão do governador Paulo Dantas.
“Estamos tendo a satisfação de ver, após um ano da ordem de serviço, o avanço que a obra já apresenta. Só temos a parabenizar a equipe do Estado de Alagoas, por meio do secretário Gustavo Acioli, um grande parceiro que está dando um gás aqui para que a obra avance cada vez mais. Seguimos firmes no nosso grande objetivo, que é levar água para quem mais precisa”, ressaltou Giuseppe Vieira.
Quando concluído, o trecho 5 garantirá abastecimento para milhares de famílias em São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores, consolidando o Canal do Sertão como uma das maiores obras estruturantes de segurança hídrica no estado.
A vistoria também foi acompanhada pelo prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, por vereadores da região e por representantes das empresas responsáveis pelas obras.
Por Seinfra Alagoas
Nenhum comentário