Santana do Ipanema: Defensoria Pública participa de reunião com membros da Rede de Atenção Psicossocial para discutir política antimanicomial no município

Foto Assessoria
A política antimanicomial foi tema de reunião entre a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) e os demais membros da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) do município de Santana de Ipanema, na última semana. Durante o encontro, que foi conduzido pela Defensora Pública Roberta Gisbert, as instituições criaram um fluxo de encaminhamento para a internação involuntária de pacientes com doenças mentais, que prevê o encaminhamento direto dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para leitos de saúde mental em hospital geral. 

Conforme a Defensora Pública, a Instituição realizará novos encontros com os membros das RAPS, secretários de saúde e de assistência social de todos os municípios da 9ª Região de Saúde para discutir a saúde mental e a necessidade de convênios entre os municípios para a regionalização do cuidado em saúde mental, fortalecimento da Rede de Atenção e o cumprimento da política pública de saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 9ª região de Saúde é composta pelos municípios de Santana de Ipanema, Canapi, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Dois Riachos, São José da Tapera, Olivença, Olho D’Água das Flores, Monteirópolis, Pão de Açúcar e Palestina.

A reunião contou com a presença de membros da Secretaria de Saúde do Município, CAPS I, CAPS AD III, Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP), Poder Judiciário e Ministério Público.

Por Defensoria Pública de Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.