Iniciativa fomenta a produção e o manejo de peixes em Poço das Trincheiras

Técnicos, estudantes e agricultores participam de curso de capacitação em Poço das Trincheiras
Curso ajuda a promover cultura na região, consequentemente uma produção maior e de melhor qualidade pode ser esperada.
Curso ajuda a promover cultura na região, consequentemente uma produção maior e de melhor qualidade pode ser esperada. Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) ofereceu, no município de Poço das Trincheiras, uma capacitação sobre Cultivo de peixes em tanques escavados, na Fazenda da Esperança.

Ministrado pelo técnico da Seagri, Edson Maruta - da Superintendência de Desenvolvimento da Aquicultura -, técnicos das secretarias municipais de Agricultura, agricultores e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de monitoramento da qualidade da água, manejo, nutrição alimentar de peixes, tipos de pescado adequado para aquicultura e sistema de produção.

“Com o aprendizado dessas técnicas, tanto agricultores, como técnicos e estudantes estão qualificados para o desenvolvimento das atividades de aquicultura nos municípios”, assegura o instrutor Edson Maruta.


A turma, composta por 30 pessoas, faz parte das secretarias de Agricultura dos municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Ouro Branco e Maravilha, além de estudantes do curso de Zootecnia, do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas. Dependentes químicos em recuperação também participaram da capacitação, com o intuito de aprenderem um ofício.

O agricultor Ismar Vieira Filho, da Comunidade Lagoa Pau Ferro, um dos beneficiados pelo Governo de Alagoas com a distribuição de alevinos, participou pela primeira vez da capacitação e destaca a importância do curso para os que vivem da aquicultura.

“Com o curso aprendi muito e tirei minhas dúvidas", pontuou o agricultor.


Para Renilmary Alencar, secretária de Agricultura de Poço das Trincheiras, a capacitação é fundamental e seu objetivo é fomentar a prática em piscicultura na região semiárida de Alagoas.   

“Essa atividade mostrou, que mesmo diante das dificuldades existentes na nossa região, é possível produzir através de uma boa gestão dos recursos naturais existentes nas propriedades rurais, utilizando mecanismos adequados de utilização das águas”, reconhece Renilmary Alencar.

Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.