Header Ads

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário em Delmiro Gouveia, confira a programação

Igreja de Nossa Senhora do Rosário/ Imagem Adalberto Gomes Notícias
A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Delmiro Gouveia celebra a 67ª edição da  festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário nesse mês de outubro. Este ano, à festa traz o tema "Há 100 anos, sob a proteção da Mãe do Rosário, anunciando e vivendo as alegrias do evangelho", começa na quinta-feira, 11 e encerra no domingo, 21, serão dez  noites de festa, com novenário, procissão e a participação de toda a comunidade católica do município e de cidades circunvizinhas. A tradicional festa conta também com  um parque de diversões, barracas com comidas típicas e shows católicos

Este ano a  Paróquia  de Nossa Senhora do Rosário estará comemorando o centenário da Igreja Nossa Senhora do Rosário. A Capela de Nossa Senhora do Rosário, foi construida a pedidos  de Mariêta Iona, esposa do italiano e sócio de Delmiro Gouveia, Lionelo Iona.

Em 1918, um ano após a morte de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, em 10 de outubro de 1917, Lionelo Iona, atendeu ao pedido da esposa e  autorizou  a custos da Fábrica, a construção da Capela, que por devoção de sua esposa, passou a ser Capela de Nossa Senhora do Rosário, que teve obras finalizadas  em  1918. 

A imagem de Nossa Senhora do Rosário, foi trazida da Itália e chegou à vila da Pedra, no trem Maria Fumaça que existia na época. A imagem foi recebida pela população e passou a ser o Santuário dos Operários e do povo Católico que residiam na pequena Vila. 

Em 1951, foi criada a Paróquia  de Nossa Senhora do Rosário,  e a Santa  Nossa Senhora do Rosário, passou a ser Padroeira do Distrito da Pedra, hoje Delmiro Gouveia. A festa da Padroeira é comemorada todos os anos, sendo  uma das mais tradicionais festas católicas  do sertão alagoano  e reúne milhares de fiéis durante às dez noites de comemoração.  

Confira a programação:

11/10 – Quinta-feira

19h: Procissão e Hasteamento da bandeira, (saindo da Praça do Museu para a  Igreja da Vila)

Coordenação: Catequese, Infância Missionária, Pastoral da Criança, Projeto Conhecer para Crescer.

12/10 – Sexta-feira

Noiteiros: CRIANÇAS

Coordenação e animação: Catequese, Pastoral da Criança, Infância Missionária e Escolas Públicas e Particulares e Escolas Infantis. 
Participação: Bairro Campo Grande.

13/10 – Sábado

Noiteiros: JUVENTUDE

Coordenação e animação: JCC, JRC , JDF, MJ,  JASC, MAC, TLC, JDP, JMC,  JUC, UJC,  JPU,  e Juventude da Zona Rural, Legião de Maria Juvenil, MEJ, Estudantes das Escolas Públicas, Particulares e Jovens em geral.

Participação: Cohab Velha e Área Verde.

14/10 – Domingo

Noiteiros: COMÉRCIO

Coordenação e animação: Câmara de Diretores Logistas, Comerciantes e Comerciários. Participação: Centro, Palmeirão e Cohab Nova.

15/10 – Segunda-feira

Noiteiros: APOSENTADOS

Coordenação e animação: Aposentados, Dizimistas e Pensionistas.
Participação: Pedra Velha, Desvio e Ponto Chic.

16/10 – Terça-feira

Noiteiros: FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Coordenação e animação: Todos os órgãos de serviço públicos municipais, estaduais e federais da cidade e Renovação Carismática.

Participação: Bairro Eldorado e Orquestra Municipal Tenente José Nicácio de Souza.

17/10 – Quarta-feira

Noiteiros:  TODAS AS COMUNIDADES

Assentamentos: Bom Jesus, Maria Bonita, Maxixe, Mandacaru, Monte Escuro, Genivaldo Moura, Piçarra,  Jurema, Lmeirão e Peba.
Povoados: Malhada, Lagoinha, Salgado, Cruz, Rabeca, Olho D’Aguinha,  Turco, Pedrão, Morros, Volta, Alto Bonito e  Lagoa dos Patos.

Bairros: Pedra Velha, Desvio, Ponto Chic, Eldorado, Bairro Novo, Alto da Paz, São Miguel, Craibeirinhas, Bom Sossego, Palmeirão, Cohab Nova, Cohab Velha, Vila Operária, Matadouro, Chácaras, Vila 25, Área Verde, Novo Horizonte,  Campo Grande e Centro. 

18/10 – Quinta-feira

Noiteiros: DONAS DE CASA

Apostolado da Oração, Legião de Maria, Mãe Rainha, Pastoral  da Família, Cursilhistas, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Batismo, Pastoral da Esperança e do Migrante, Homens e Mulheres do Terço e Terço da Miserdicórdia. 
Participação: Bairro Bom Sossego.

19/10 – Sexta-feira

Noiteiros: MOTORISTAS

Caminhoneiros, Taxistas, Motoqueiros, Tratoristas, Carroceiros, Ciclistas, Mecânicos, Camioneteiros, Carreteiros e Perueiros.

Participação: Bairro Novo

20/10 – Sábado

Noiteiros: Operários e Cursilhistas 
Operários e Operárias aposentados, Rádios Delmiro AM/FM, Rádio Correio FM, Rádio Alternativa FM,  PRPC e Movimento de Cursilho.
Participação: MCC e  Vila Operária

21/10 – Domingo

DIA DA FESTA DE ENCERRAMENTO

06h – Alvorada
07h – Batizados: Igreja da Vila
10h – Missa Solene: Igreja Matriz
16h – Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento.

 Por  Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.