Header Ads

Sesau leva ações de prevenção a Cacimbinhas e Dois Riachos nesta quinta (26)

População vai receber kits com material educativo que orienta como evitar doenças
População vai receber kits com material educativo que orienta como evitar doenças (Foto: Olival Santos)
Com o propósito de integrar, aproximar, levar cidadania e diversos serviços à população que mora no interior de Alagoas, o Dia D Governo Presente chega a Cacimbinhas e Dois Riachos, no Sertão alagoano, nesta quinta (26) e sexta-feira (27).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa da ação que irá beneficiar os moradores locais, disponibilizando atividades de promoção e prevenção de doenças e fatores de risco. A população contará com medição de glicemia, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas e testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis.

Segundo Svetlana Barros, coordenadora do Dia D do Governo Presente da Sesau, esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Também serão entregues panfletos educativos sobre a sífilis e preservativos masculinos e femininos.
 
“A camisinha é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis], como a sífilis, gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ela evita uma gravidez não planejada. Por isso, é importante que a população seja conscientizada sobre a importância do uso do preservativo”, destacou.

Um insetário será montado no local para mostrar toda a evolução do mosquito Aedes aegypti e orientar os moradores sobre como evitar a proliferação do vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do mais, eles receberão soluções de hipoclorito de sódio, visando purificar a água para consumo humano e reduzir as chances de contaminação por vírus, bactérias e parasitas causadores de hepatite A, diarreia, rotavírus e cólera.

“Queremos convocar toda a população para que sejamos responsáveis pela eliminação de todo e qualquer recipiente que possa acumular água. Devemos tomar cuidado com as embalagens de presentes, alimentos, latas e até mesmo garrafas”, reforçou Svetlana Barros.

Durante o evento, os moradores terão acesso à ginástica laboral e funcional, atividades com um profissional de Educação Física, massagens relaxantes e kits com frutas da época, tornando os lanches variados, saborosos e frescos.

As crianças receberão, também, kits bucais, e serão orientadas sobre a importância de cuidar da saúde dos dentes e de trocar a escova todas as vezes que as cerdas estiverem desgastadas.

 Por  Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.