Carneiros, Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão recebem o Dia D do Governo Presente

Dia D do Governo Presente chega nesta terça-feira (13)  aos municípios de Carneiros, Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão com serviços de cidadania, saúde e lazer para todas as regiões do Estado
Dia D do Governo Presente chega nesta terça-feira (13)  aos municípios de Carneiros, Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão com serviços de cidadania, saúde e lazer para todas as regiões do Estado Arquivo Agência Alagoas e Carla Cleto
O Governo de Alagoas abre a partir desta terça-feira (13) a edição 2018 do Dia D do Governo Presente nos municípios de Carneiros, Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão, no Sertão, entre os dias 13 e 15 de março. O objetivo é aproximar, integrar, levar cidadania e diversos serviços ao interior do Estado. 

Desde 2015, o Dia D Governo Presente leva serviços de cidadania, saúde e lazer para todas as regiões do Estado. De acordo com técnicos do Gabinete Civil, órgão responsável pela ação, o intuito é beneficiar mais de seis mil pessoas nessas três edições.

O primeiro município contemplado este ano será Carneiros, que vai sediar a 26ª edição do evento nesta terça-feira (13). As ações acontecerão em frente à prefeitura. No dia 14, quarta-feira, será a vez do município de Senador Rui Palmeira durante a 27ª edição, que vai acontecer no espaço Multieventos. E no dia 15 o governo estará em Minador do Negrão, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. As ações terão início sempre às 8h30.

Serviços
O Dia D possibilita, ainda, o acesso a serviços importantes para a população que reside distante do centro e dos seus municípios. São ofertados gratuitamente serviços de emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Cartão do Idoso, além de atendimento em saúde, gincana ambiental, atividades de lazer para as crianças, entre outros.

 Os três municípios irão receber também a Arena Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai ofertar serviços na Tenda da Cidadania. O objetivo é orientar a população do município sobre os riscos da obesidade, possibilitar consultas médicas, além de repassar informações sobre o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da chikungunya, do zika vírus e da dengue e orientação de saúde bucal.

Também serão ofertadas vacinas que constam no Calendário Nacional de Imunização e a população poderá confeccionar o Cartão SUS (hepatite B e Dt), atualização da carteira vacinal das crianças, além de atendimentos de avaliação antropométrica, aferição de pressão, coleta de glicemia, testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis.

Serão realizados ainda consultas médicas especializadas, como ortopedia e atendimentos de fonoaudiologia. Segundo a técnica responsável pela ação do Dia D da Sesau, Svetlana Barros, as prefeituras fizeram uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Uncisal  (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), e vai fazer consultas médicas especializadas, a uma demanda reprimida das populações das cidades, em Maceió.

“Além de ortopedia e fono, serão atendidas demandas reprimidas com o laboratório de especialidades da Uncisal, em parceria com as prefeituras, que irão trazer os pacientes. As especialidades são: urologia, dermatologia, neurologia, cardiopatia, oftalmologia e otorrino,” observou Svetlana.

  Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência  Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.