Em Batalha, especialistas debatem benefícios da cultura da palma nesta quarta-feira (26)

Cultura da palma forrageira dá suporte à criação de gado de corte e leiteito em Alagoas
Cultura da palma forrageira dá suporte à criação de gado de corte e leiteito em Alagoas Arquivo Ascom Seagri
Os benefícios da palma forrageira e sistemas de produção de alta, média e baixa tecnologia são alguns dos temas que serão debatidos, nesta quarta-feira (26), durante o Workshop, no auditório do Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no município de Batalha, realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

A meta é reunir técnicos, especialistas, produtores, gestores, professores e alunos para abordar a importância da palma forrageira como alternativa alimentar para o gado de corte e leiteiro em Alagoas e, ainda, apresentar a Rede de Apoio à Palma Forrageira, aprovada em reunião pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife.

Ressaltando a iniciativa favorável da Sudene, o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Alvaro Vasconcelos, avalia que a palma forrageira é uma alternativa para a manutenção de rebanhos durante os períodos de estiagem observados no Nordeste brasileiro.

“A palma é a cultura que mais se adapta as regiões nordestinas, e a criação dessa rede de apoio é fundamental para o Estado de Alagoas e para os produtores rurais”, afirma Vasconcelos.

O superintendente de Desenvolvimento Agropecupário da Seagri, Hibernon Cavalvante, explica que. com um bioma marcado por altas temperaturas e longas estiagens, o Semiárido nordestino cria uma condição favorável para o cultivo da palma forrageira.

Segundo ele, a palma é uma planta resistente à seca, rica em energia devido a presença de carboidratos e sais minerais solúveis e que rebrota rápido depois do corte, favorecendo famílias como uma nova renda e alimento para o gado.

Com novas tecnologias e a facilidade de produção, foi aprovada a criação de uma Rede de Apoio à Cultura da Palma durante uma reunião em Recife, na sede da Sudene, no início do mês de junho, onde estiveram reunidos secretários de Agricultura, técnicos, especialistas, instituições públicas e privadas.

 Por  Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.