Antigas estações ferroviárias em Delmiro Gouveia completam 135 anos desde sua inauguração
Estação da Pedra/ Imagem Adalberto Gomes |
O município de Delmiro Gouveia, situado no Alto Sertão Alagoano, fez
parte da linha: A E. F. de Paulo Afonso, que foi construida por ordem
do Imperador Dom Pedro II, entre 1881 e 1883, para evitar o trecho não
navegável do rio São Francisco de forma a carregar as mercadorias pela
margem esquerda do rio nesse trecho. Foi sempre deficitária, passando
por uma região muito pobre de Alagoas e parte de Pernambuco, terminando
próximo à cachoeira de Paulo Afonso, daí o nome. Em 1901, foi arrendada à
Great Western do Brasil, mas continuou sem ligação física com as outras
ferrovias da região. Em 1943, chegou-se a anunciar seu fechamento, o
que acabou não ocorrendo. Somente em 1964 a desativação foi feita
efetivamente, sob protestos da população da região.
Em Delmiro Gouveia, a linha ferroviária teve três estações em atividade,
a Estação do Talhado, a Estação da Pedra e a Eestação do Sinimbu, e este
ano as antigas estações, estão completando 135 anos desde sua
inauguração, sendo um marco histórico e cultural para o município.
Estações da Pedra, do Talhado e do Sinimbu. |
A subestação do Talhado, localizada no Assentamento Maria Bonita, zona rural de Delmiro Gouveia, foi
inaugurada em 10 de julho de 1882, hoje a estação está em ruínas,
existem no local dois prédios, um em ruínas e o outro habitado por uma
família.
Estação do Talhado/ Imagem Adalberto Gomes |
Na gestão do ex-prefeito Lula Cabeleira, foi realizado um projeto para a revitalização da estação do Talhado,
transformando-a em um Museu da Caatinga. De acordo com informações da ex-secretária de Cultura, Suely Maria Martins de Almeida, o projeto foi encaminhado para a Secretaria de Estado
da Cultura de Alagoas.
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A Estação da Pedra, localizada no centro de Delmiro Gouveia foi
inaugurada em 10 de julho de 1882, recebeu este nome por causa da grande
quantidade de pedras que existiam no local da estação. Em 1903,
chegava na região Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que com seu
empreendedorismo construiu uma fábrica de linhas e toda a
infraestrutura, inclusive uma usina de eletricidade, para poder
movimentá-la. A fábrica acabou fechada não muito tempo depois de sua
morte, em 1917. Por causa dele a cidade acabou recebendo seu nome.
A ferrovia passou a ser chamada popularmente de Trem de Delmiro. A própria estação recebeu, no final de 1943, o nome Delmiro.
A ferrovia passou a ser chamada popularmente de Trem de Delmiro. A própria estação recebeu, no final de 1943, o nome Delmiro.
Estação da Pedra/ Imagem Adalberto Gomes |
Depois do fechamento da ferrovia, em 1964, esta foi fechada e
abandonada. A estação foi restaurada, passou a abrigar em 1989 o Museu
Regional de Delmiro Gouveia, que mostra um acervo histórico e cultural, artefatos, documentos,
objetos e fotos da ferrovia como o Eixo Motor, Bomba, Bomba a
Vapor, Caldeira do Trem, Filtro e a Locomotiva, da antiga fábrica de linhas, do Cine Pedra, da Usina de Angiquinho e do
fundador da cidade, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.
Atualmente a estação está preservada e a locomotiva que pertencia à ferrovia, permanece no museu. A estação pertence a Fábrica da Pedra Pedra e hoje a estação está sendo administrada pela Prefeitura de Delmiro Gouveia.
Atualmente a estação está preservada e a locomotiva que pertencia à ferrovia, permanece no museu. A estação pertence a Fábrica da Pedra Pedra e hoje a estação está sendo administrada pela Prefeitura de Delmiro Gouveia.
locomotiva do trem/Imagem Adalberto Gomes |
A Estação de Sinimbu, localizada no Povoado de Sinimbu, zona rural de Delmiro Gouveia foi
inaugurada em 02 de agosto de 1882. Sinimbu era a última subestação da
ferrovia em território alagoano. Atualmente a antiga estação se encontra
em péssimo estado, e o prédio está sendo ocupado por famílias do
povoado Sinimbu.
Estação de Sinimbu/Imagem Google |
Imagens das estações/ Adalberto Gomes
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