Sobrenome de mulher americana tem 36 letras

                        Americana vence batalha legal por sobrenome de 36 letras em documento
Janice Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele

 Uma americana do Estado do Havaí, cujo sobrenome tem 36 letras e 19 sílabas, ganhou uma batalha jurídica para ter o nome completo impresso em seus documentos.

O nome completo da mulher, Janice Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele, é tão longo que não cabia em suas carteiras de motorista e de identidade. Isso teria forçado os órgãos de expedição a imprimirem apenas o sobrenome, excluindo seu primeiro nome.

Ela conta que começou a campanha para que seu nome completo fosse impresso nos documentos depois de ser parada em uma blitz.

"O policial olhou para a minha carteira e viu que meu primeiro nome não aparecia", relembra. "Eu expliquei que não era culpa minha se o documento não estava correto e disse que estava tentando incluir meu nome".

"Ele então me disse: 'Bem, você pode trocar o nome de casada pelo de solteira' e isso me magoou muito", disse Janice, que antes de se casar assinava o curto sobrenome "Worth".
Mudança na lei

O sobrenome adquirido por Janice quando se casou, em 1992, é tradicional do Havaí e tem origem polinésia.

"Nos últimos 22 anos eu vi a cultura havaiana ser esmagada e esse policial tratou meu nome com deboche, como se não valesse nada".

Depois de comunicar o incidente ao governo estadual, as autoridades anunciaram na última semana que Janice terá novas carteiras de motorista e identidade emitidas até o final deste ano.

A porta-voz do Departamento de Transportes do Havaí, Caroline Sluyter disse que os sistemas de computadores de todo o Estado serão modificados para acomodar nomes mais longos.

"Estamos trabalhando para que o limite de caracteres seja estendido, acredito que para 40, para que o problema seja resolvido", disse Sluyter.

Janice Keihanaikukauakahihuliheekahaunaele disse que seu sobrenome tem vários significados, entre os quais "aquele que ajuda as pessoas a se focar em uma direção quando há caos e confusão e os auxilia a emergir da desordem".

Por Uol

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.