Header Ads

Estado de Alagoas recolhe mais de oito mil pneus sem serventia nos municípios alagoanos

Materiais serão encaminhados para uma empresa que irá incinerar e reciclar os pneus para evitar danos ao meio ambiente
Ação da Semarh é um grande incentivo à sustentabilidade e também em defesa da saúde pública em Alagoas Ascom
Uma iniciativa pioneira em defesa do meio ambiente e da saúde pública gerou bons resultados durante as duas semanas de uma operação conjunta para recolher pneus em todos os municípios alagoanos.

A proposta teve seu nascedouro na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e contou com parceria efetiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Gabinete Civil, Defesa Civil Estadual e municípios.

Durante as investidas das equipes governamentais, mais de oito mil pneus foram recolhidos até a última sexta-feira (21) quando as ações foram intensificadas em decorrência do “Dia D” para a coleta dos materiais.

Segundo o cronograma de trabalho montado pela Semarh, os grandes municípios das regiões do Litoral Sul e Norte, Agreste, Sertão, Zona da Mata e Metropolitana atuaram como polos no recebimento dos pneus.
 
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, quer transformar o projeto de recolher pneus numa prática rotineira em Alagoas.

“Tivemos um grande exemplo recentemente quando os órgãos governamentais retiraram de circulação mais de oito mil pneus sem serventia dos municípios alagoanos. É um grande incentivo à sustentabilidade e também em defesa da saúde pública em Alagoas, combatendo assim a proliferação do mosquito transmissor do Aedes aegypt. O Estado necessita que os órgãos de governo mantenham a política de retirar de circulação materiais que representam danos à sociedade”, ressalta o secretário Alexandre Ayres.

Superada a etapa de recolhimento de pneus, todo o material coletado será encaminhado para reciclagem e incineração aos cuidados da empresa Reciclanip, que é natural de São Paulo e tem parceria formalizada junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).



Cooperação municipal

Em duas semanas de trabalho, o Governo de Alagoas recolheu 8.217 pneus inservíveis nos municípios polos. Foram coletados 60 em Coruripe; 140 em Penedo; 72 em Capela; 35 em Maragogi; 50 em Palmeira dos Índios; 340 em Santana do Ipanema; 2.000 em Arapiraca; 300 em Delmiro Gouveia; 5.000 em Maceió; 200 em Jacaré dos Homens e 20 e São Miguel dos Campos. 

Por  Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.