Universitários da Ufal usam grupos de caronas como alternativas para transporte

                      Ferramenta tem objetivo de fortalecer a cooperação entre os estudantes da Universidade.



Com a necessidade rotineira de locomoção entre a residência e a faculdade, algo em comum entre os universitários é a experiência de ficar esperando o transporte coletivo por um longo tempo, correndo o risco dele não aparecer. Surge então uma nova opção para os estudantes, um grupo de caronas da rede social Facebook que tem como objetivo o fortalecimento dos laços de confiança e cooperação entre os universitários.

A iniciativa de criar o grupo Caronas Ufal partiu da estudante Francielle Balbino, da Universidade Federal de Alagoas. “A ideia surgiu quando percebi a dificuldade de deslocamento que eu tinha até a Ufal, principalmente na volta. Imagino que seja o anseio de muitos alunos. Acho importante também que haja uma aproximação entre os estudantes, canso de ver pessoas sozinhas em seus carros, seria muito bom que a ideia pegasse, facilitaria para todos”, destacou.

Fortalecendo o lema de que gentileza gera gentileza, o grupo também serve para que os participantes interajam entre si e conheçam um ao outro, e dessa forma possam criar um vínculo maior de confiança na hora de oferecer ou pedir carona. O grupo no Facebook ainda é novo, foi criado há cerca de dois meses e conta com 96 membros, grande parte convidada pela idealizadora da ideia. “Já pensei em fazer campanhas com cartazes para ajudar na divulgação. Não penso em algo centralizado em mim, inclusive, algumas pessoas já criaram outro grupo no WhatsApp e estão se ajudando. Penso que com medidas simples podemos começar a mudar nossa realidade, essa é a ideia das caronas”, disse Francielle. A ideia do grupo também deixa claro que não há obrigatoriedade em oferecer a carona de graça, inclusive, há muitas pessoas dispostas a dividir o combustível. “Dessa forma, quem ajuda oferecendo carona acaba sendo ajudado também”, completou.

A ideia é bem vista pelos estudantes, mesmo com o pouco tempo de existência, vem ganhando força entre as ruas e corredores da Ufal. “É uma boa iniciativa, principalmente, se tiver como princípio a carona solidária mesmo. Além de ajudar na locomoção, pode ajudar também os estudantes mais carentes”, disse a estudante Cibelle Mesquita.

A desconfiança também aparece no momento de ser solidário ou aceitar esse gesto de solidariedade devido à realidade da violência. “Ainda não conhecia o grupo de caronas, mas, é uma ideia boa. É muito mais cômodo e confortável ir de carro. Porém, tem o outro lado: quem vai oferecer essa carona? As relações interpessoais já são complicadas com pessoas que conhecemos, imagina com quem não conhecemos bem?”, indagou a estudante Mirian Félix.

Já ciente dessa situação, atualmente, o grupo está funcionando com uma configuração de privacidade que permite selecionar os membros com mais critério. Antes que qualquer solicitação para participar do grupo seja aceita, há uma avaliação do usuário para saber se é um estudante da Ufal e se o perfil não é falso. “Acredito que a desconfiança atrapalha realmente quando é um desconhecido. Mas, de certa forma, todo mundo tem um amigo ou um conhecido para dar uma referência sobre a pessoa que oferece a carona. Mas, claro que devemos nos precaver e apelar para o nosso próprio bom senso na hora de aceitar ou oferecer carona”, finalizou Francielle.

Os interessados em participar do grupo do Facebook podem solicitar sua entrada clicando aqui e aguardar para fazer parte dessa boa ideia.

Por Ascom Ufal

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.