Mais de 80 alunos surdos e com deficiência recebem em Maceió certificado de qualificação profissional

Foto Assessoria 

Na próxima terça-feira (19), 85 alunos surdos e com deficiência da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) receberão certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional para o mercado de trabalho. A solenidade acontecerá às 14h, no Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES), na Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), 66, na Jatiúca.

Durante quatro meses, os alunos participaram de duas capacitações: Supera Talentos e Informática Básica, ambas com foco no mercado de trabalho. Depois da entrega dos certificados, alguns deles serão encaminhados para vagas de emprego.

De acordo com a psicopedagoga do Pronas, Carina Moraes, os cursos foram um diferencial para a vida pessoal e profissional daqueles que vivenciam essa experiência.

“O aluno que faz parte do projeto Pronas acrescenta em sua bagagem mais aprendizados, visto que em 4 meses são abordadas questões voltadas para o mercado de trabalho, como tipos de entrevista, direitos e deveres trabalhistas, currículo, etc.”, afirma a psicopedagoga.

Dos 85 alunos, 45 receberão certificado de aprovação e os outros 40 ganharão a declaração de participação nos cursos. Segundo a coordenadora do Pronas - Empregabilidade e Inclusão, Cleidiane Tavares, a iniciativa também busca promover a inclusão dos participantes. 

“Durante a participação destes aprendizes no curso também é possível promover a inclusão e sociabilidade enquanto espaço de troca de conhecimento. São vivências e escutas onde eles, sob total autonomia, conseguem socializar e maximizar suas experiências”, destacou a coordenadora Cleidiane.

Novas turmas

Um novo ciclo de cursos voltados para pessoas surdas e com deficiência começará no dia 15 de janeiro de 2024, mas os interessados já podem se inscrever. Para participar das capacitações, é preciso ter entre 16 e 64 anos e ter algum tipo de deficiência.

As inscrições podem ser feitas pelo número (82) 99602-0710 ou presencialmente, no IRES.

Além de fazer os cursos, os alunos também podem optar por serem ou não encaminhados ao mercado de trabalho. As vagas são distribuídas de acordo com o perfil de cada candidato.

Por Assessoria AAPPE 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.