Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia já realizou mais de 100 cirurgias desde mudança de perfil assistencial

Imagem Carla Cleto

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, já realizou 139 cirurgias desde o último dia 11 de março, quando mudou seu perfil assistencial e passou a ser porta aberta para urgência e emergência. Antes, a unidade estava atendendo exclusivamente pacientes acometidos com a Covid-19.

Desde a mudança, em pouco mais de um mês, o HRAS já fez 374 atendimentos. E das 122 cirurgias realizadas, 86 foram gerais [apendicite, laparotomia, partos cesarianos e pequenas cirurgias] e 36 foram ortopédicas. No total foram feitos 105 partos normais e 53 cesarianos [que estão inclusos no número total de cirurgias].

O Hospital Regional do Alto Sertão beneficia uma população de aproximadamente 161 mil pessoas, distribuída por sete municípios que integram a X Região de Saúde. Além de Delmiro Gouveia, onde está localizada, a unidade atende a população de Inhapi, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas.

Investimento e Estrutura

O HRAS foi inaugurado pelo Governo de Alagoas no dia 21 de junho do ano passado. Foram investidos cerca de R$ 35 milhões na construção do equipamento de saúde. Desde sua abertura, o Hospital Regional do Alto Sertão se consolidou como unidade de referência na região para atendimentos exclusivos de casos de Covid-19, disponibilizando 10 leitos de UTI e 50 leitos clínicos.

Com a mudança de perfil, o HRAS passou a ser porta de entrada para os casos de urgência e emergência, com a realização de procedimentos especiais invasivos e de emergência de Alta Complexidade. A estrutura conta com centro cirúrgico com quatro salas para cirurgias de grande, médio e pequeno porte, além de uma sala exclusiva para partos cirúrgicos.

O setor de internação tem capacidade para 123 leitos. O hospital conta com o número total de 153 leitos, levando em conta 30 leitos transitórios de observação. Na unidade são oferecidos serviços de ortopedia, nefrologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral e obstetrícia, além de exames por imagem.

A unidade possui estrutura para realizar, mensalmente, sete mil exames de diagnóstico complementar. Para isso, são disponibilizados exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, raios-x e mamografia.

Por Secom Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.