A SAGA CONTINUA; Casal faz manobras operacionais para abastecer cidades da Bacia Leiteira de Alagoas, 18 municípios estão com o abastecimento deficiente

Imagem Casal

Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) efetuam manobras operacionais para garantir o abastecimento das 18 cidades da Bacia Leiteira que são atendidas pelo Sistema Coletivo. A situação é decorrente de defeito eletromecânico em uma das duas motobombas que atuam na estação de captação, no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar.

Por conta disso, o equipamento defeituoso foi retirado para manutenção, no dia 29 de março, e desde então o Sistema Coletivo opera com apenas uma das motobombas, produzindo somente 50% da vazão normal de água. Assim, os profissionais da Companhia realizam manobras operacionais de modo a direcionar o líquido para todas as cidades.

“Porém, as regiões mais afastadas das cidades são aquelas que ficam em final de rede ou as partes mais altas, as quais podem sentir mais deficiência ou maior demora no retorno do abastecimento, uma vez que, com menos água, as redes ficam com menos pressão. Mas todas as cidades já receberam água desde que iniciamos esse período de manobras, estamos conseguindo abastecer todas elas, porém com menor volume e, portanto, as redes ficam menos pressurizadas”, esclareceu o coordenador de Produção e Distribuição da Unidade de Negócio Bacia Leiteira da Casal, Antônio Ramos.

Por isso, segundo ele, é necessário que as pessoas usem a água com ainda mais consciência e façam a reservação em casa, em caixas de água e outros reservatórios.

Ele também esclareceu que a motobomba retirada da captação em Pão de Açúcar está em manutenção na oficina da própria Casal, em Maceió, e deve ser devolvida na próxima terça-feira, dia 12.

Paralelamente a isso, equipes de uma empresa privada contratada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) trabalham na instalação de uma motobomba reserva na estação de captação, em Pão de Açúcar, para tentar retomar a capacidade produtiva do Sistema Coletivo.

Em decorrência dessa situação, 18 municípios da região e suas respectivas áreas rurais apresentam restrição em seu abastecimento. São eles: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Por Ascom Casal

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.