Seminário discutirá o cenário das migrações do Estado de Alagoas

Seminário discutirá o cenário das migrações do Estado de Alagoas
Imagem MPF/AL

Definir o direito socioassistencial de pessoas em situação migratória é reconhecer que migrantes são sujeitos que devem ter suas proteções asseguradas tanto no ordenamento jurídico brasileiro quanto no plano internacional. Sendo assim, a Cáritas Brasileira Nordeste 2, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Maceió, Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, e Defensoria Pública da União ( DPU) - apoiados pela lnter American Foundation ( IAF) - realiza, no dia 22 de março, o seminário "O Cenário das Migrações do Estado de Alagoas".

O evento tem como objetivo de fortalecer a Rede de apoio que atuam com migrantes e refugiados no Estado de Alagoas, realizando a intercâmbio de experiências e informações das boas práticas que estão ocorrendo no território, além de conhecimento sobre os Direitos dos migrantes.

Segundo Luciana Florêncio, assessora regional de Migração e Refúgio da CBNE2, “as situações de migrações e refúgio estão entre os temas que mobilizam diversas iniciativas na Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, e nas Cáritas Diocesanas e Arquidiocesana em Alagoas. E como organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil estamos conectadas as solicitações do Papa Francisco sobre os nossos irmãos migrantes e refugiados”, declara.

Ela finaliza. “Para além de acolher e proteger, também devemos promover iniciativas para o protagonismo dos nossos irmãos favorecendo sua integração local, e garantindo Direitos. E o seminário em Alagoas juntos aos parceiros envolvidos será este momento de fortalecer as ações no Estado”.

Para Diego Bruno Martins Alves, defensor regional de Direitos Humanos em Alagoas, “o diálogo interinstitucional e a troca de experiências exitosas constituem instrumentos relevantes para construção da rede de apoio e tutela de direitos dos migrantes vulneráveis em Alagoas", comenta.

Para a procuradora da República Niedja Kaspary, levantar discussões para o acolhimento de migrantes e refugiados em Alagoas é imprescindível, visto que a situação socioeconômica dessa população não costuma ser fácil, pois encontram o preconceito e diversos tipos de barreiras, sejam sociais, culturais, linguísticas. “Muitos se encontram em grave situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia. É necessário conscientizar e sensibilizar a população do nosso Estado, destacando o valor da inclusão e da desconstrução do sentimento xenofóbico em relação a essas pessoas”, conclui.

Seguindo orientações e protocolos de segurança, higiene e distanciamento em combate a Covid-19, os convidados que estarão nas dependências do auditório do MPF durante o seminário devem apresentar cartão de vacinação e fazer uso obrigatório de máscara.

Serviço

Seminário: O Cenário das Migrações do Estados de Alagoas

Onde: Auditório da Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL).

Av. Juca Sampaio, 1800, Barro Duro, Maceió/AL.

Quando:  Terça-feira, 22 de março

 Horário:  Das 9h às 16h

 Transmissão: Canal do Youtube da Cáritas Brasileira Regional Nordeste2
 
Por Ascom MPF/AL 

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.