Mais concursos em Alagoas: editais da Perícia Oficial e de delegado da PC já têm previsão de lançamento

Ambos os certames fazem parte do maior Ciclo de Concursos públicos lançado em Alagoas

Márcio Ferreira

 Além das mais de 6.000 vagas ofertadas por meio do maior Ciclo de Concursos do Governo do Estado, outras oportunidades também devem ser abertas em breve. Conforme afirmado em entrevista recente cedida pelo secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, os certames para o cargo de delegado da Polícia Civil e também para o da Perícia Oficial já têm previsão de lançamento: neste segundo semestre e no começo do ano que vem, respectivamente.

Segundo Fabrício Marques, a equipe do Núcleo de Concursos Públicos (NCP) da secretaria tem se esforçado para acelerar os processos e, por isso, ambos os trâmites dos certames já estão avançados. Entretanto, para que esses dois concursos sejam lançados, ainda é preciso superar questões legais.

“Existe uma lei federal, a complementar 173, sancionada durante a pandemia, que nos trouxe algumas vedações, uma delas é na realização de concursos públicos. Hoje, para soltarmos um edital, é preciso, antes, que cumpramos muitas etapas. É preciso ter vacância dos cargos, por exemplo. Estamos trabalhando bastante junto à Secretaria de Segurança Pública para que lancemos o certame dos delegados agora no segundo semestre. Já no caso do concurso da Perícia Oficial, a expectativa é para o início do ano que vem”, afirma Fabrício.

No estado, há cerca de 9 anos, não se realizava concurso para a Polícia Civil alagoana, algo já superado nesta gestão, que entregou aos alagoanos, em maio, um edital robusto, com 500 vagas para o órgão, sendo 368 para o cargo de agente de Polícia e 132 para o de escrivão. Já em relação à Perícia Oficial, não se realiza concurso público desde 2013. Por isso, o Estado tem se comprometido e trabalhado para entregar o quanto antes, uma nova seletiva para a área, que deve reforçar ainda mais o trabalho da segurança pública em Alagoas.

CICLO DE CONCURSOS

Atualmente, Alagoas tem quatro concursos públicos com inscrições abertas, sendo eles para as áreas da Saúde, Educação, Fazenda e Procuradoria Geral. Os salários variam de R$ 1.100 até R$ 30.404,42, para o cargo de procurador. Além desses, também foram lançados certames para o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal. Os aprovados nestes oito certames deverão ser convocados pelo Estado até o primeiro semestre de 2022.

Para conferir os editais e saber mais sobre os concursos, basta clicar aqui

Por  alagoas.al.gov.br

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.