Em Alagoas; Delegacia Virtual oferece ao usuário praticidade e facilidade na emissão de BO

Os boletins ficam disponibilizados em um sistema nacional integrado, garantindo maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências
Os boletins ficam disponibilizados em um sistema nacional integrado, garantindo maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências Divulgação Texto de Alan Fagner

A Delegacia Virtual é um serviço da Polícia Civil de Alagoas que permite ao usuário requerer via internet um Boletim de Ocorrência (BO). Por dia, são emitidos mais de 300 BOs sobre os mais diversos tipos de crime em todo o estado, sendo grande parte referente a perda ou extravio de documentos.

Em tempos de pandemia, a Delegacia Virtual se mostrou uma poderosa ferramenta no combate à Covid-19, visto que ao fazer o BO pela internet, evita-se que centenas de pessoas precisem sair de casa. Desse modo, auxilia em uma das medidas mais eficazes para se evitar a doença, ao promover o distanciamento social, como destaca o policial civil Robson Moreira da Costa, responsável pela Delegacia Virtual em Alagoas.

“Você acessando o site, vai ter a facilidade de não precisar ir até uma delegacia e não se expor em aglomerações. E ainda vai receber o documento no mesmo dia pelo seu e-mail”, disse o policial, que ainda garante a validade do BO digital: “O documento possui uma assinatura eletrônica e um QR Code que comprova a sua autenticidade”, explicou.

 A Delegacia Virtual está vinculada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os boletins ficam disponibilizados em um sistema nacional integrado, garantindo maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências.

COMO ACESSAR A DELEGACIA VIRTUAL?

Para registrar um BO via internet é muito simples. O usuário deve acessar o site da Polícia Civil, ou o link da Delegacia Virtual: delegaciavirtual.sinesp.gov.br e selecionar o estado de Alagoas, de onde será encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta. Ao prosseguir, serão dadas as opções da ocorrência que deve ser escolhida. O usuário deverá efetuar o login no sistema gov.br (ou criar um login, caso ainda não possua). Em seguida, deverá preencher os dados conforme as perguntas que vão sendo feitas na página.

Em Alagoas, a Delegacia Virtual pode ser utilizada para comunicar 19 tipos de ocorrências, como: furto, extravios e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato, mas também abrange outros tipos de crimes.

SEMPRE REGISTRE O BOLETIM

Robson da Costa ainda reforça que é muito importante que o cidadão sempre registre o Boletim de Ocorrência quando se envolver em uma situação de crime. Por meio do registro dos BOs, as Polícias Civil e Militar produzem estatísticas sobre o tipo de delito e a localidade, o que auxilia na elaboração de estratégias para combater crimes e ações que visam tornar o seu bairro mais seguro.

Por Agência Alagoas 

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