Alagoas recebe mais 44.750 doses de vacinas e já inicia distribuição para municípios

 

Depois de conferidas, novas doses foram armazenadas na câmara fria do PNI
Depois de conferidas, novas doses foram armazenadas na câmara fria do PNI Carla Cleto Texto de João Victor Barroso
 
A Campanha de Imunização contra a Covid-19 prossegue em Alagoas com a chegada de nova remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). O Estado recebeu 44.759 doses de CoronaVac e AstraZeneca, na tarde desta quinta-feira (22), e hoje mesmo já iniciou a distribuição dos imunizantes para os municípios.

A 14ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde com os imunológicos chegou ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e foi encaminhada para o prédio do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), no bairro Farol, em Maceió. No local, as doses foram cadastradas e armazenadas a uma temperatura entre 2º e 8º Celsius.

O novo lote contém 9 mil doses de CoronaVac e 35.750 de AstraZeneca. O cronograma de vacinação com esta nova remessa está sendo definido e será disponibilizado por meio de Nota Técnica, que será encaminhada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). Após o registro dos imunizantes, feito pelos técnicos do PNI/AL, as vacinas foram transportadas para os Centros Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunológicos, localizados em Maceió e Arapiraca.

O secertário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que já houve uma pactuação entre o Governo de Alagoas e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) para entrega dessa nova remessa, que chegou nesta quinta em Alagoas.

“Isso quer dizer que a partir de amanhã [sexta-feira, 22] a vacinação tem continuidade nos municípios alagoanos e prossegue o calendário de imunização. As vacinas já passaram pelo cadastro no PNI e já estão sendo distribuídas para os municípios alagoanos. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió já foi buscar os imunizantes, assim como já foi encaminhado para Arapiraca novas doses do imunizante”, destacou o secretário.

Quanto aos demais municípios alagoanos, as vacinas ficam à disposição das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) para fazerem a retiradas das doses. Os representantes das SMSs precisam solicitar as doses da vacina e os insumos pelo Sistema de Informações e Insumos Estratégicos (SIES) e agendar previamente a retirada dos materiais com a Central de Distribuição de Maceió, através do e-mail: redefrioalagoas@gmail.com. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser realizado pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com ou pelo número: (82) 3530-0085.

O Ministério da Saúde já enviou para Alagoas um total de 785.410 doses de imunizantes contra a Covid-19, incluindo a nova remessa. No Estado já foram aplicadas 562.324 doses de CoronaVac e Astrazeneca: 416.138 pessoas receberam a primeira dose e 146.186 alagoanos já receberam a segunda. O Estado já distribuiu para os municípios alagoanos o total de 663.507 doses. 

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.