Confira os concursos públicos já autorizados pelo Governo de Alagoas

Provas devem ocorrer no final do segundo semestre do mesmo ano
Provas devem ocorrer no final do segundo semestre do mesmo ano Reprodução Texto de Flávia Matos

O ciclo de oportunidades de ingresso no serviço público alagoano está cada vez mais próximo. Isso porque, no total, o Governo de Alagoas já autorizou 8 certames que serão realizados pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) ainda esse ano. A previsão é de que os editais sejam publicados no primeiro semestre de 2021, entre abril e junho. Já as provas devem ocorrer no final do segundo semestre do mesmo ano.

De acordo com a Secretaria do Planejamento, os certames, juntos, irão oferecer mais de 6 mil vagas para o preenchimento de cargos efetivos no funcionalismo público de Alagoas. Atualmente, estão em fase adiantada, com a Comissão Organizadora instituída, os concursos das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Educação e da Seris (Polícia Penal). Além desses, outros 3 também tiveram seus trâmites iniciados, são eles: Procuradoria Geral do Estado, Perícia Oficial e Saúde. Para ainda esse ano, também está previsto o certame com 35 vagas na Secretaria da Fazenda.

“É um orgulho poder organizar esse ciclo de concursos e entregar à população um quadro novo de servidores, que chegam com todo o gás para seguir com os projetos que temos desenvolvido no nosso estado. Por meio do Núcleo de Concursos da Seplag, vamos proporcionar certames transparentes e de sucesso, como fizemos nos anos anteriores. A gente quer selecionar os melhores profissionais e é por isso que estamos trabalhando diuturnamente para que os editais sejam publicados tão breve”, afirma o secretário do Planejamento, Fabrício Marques Santos.

Ainda de acordo com o secretário, com os editais autorizados e as Comissões Organizadoras formadas, inicia-se a escolha da banca, algo que gera muita expectativa para todos aqueles que estão pleiteando uma vaga no serviço público. Segundo o secretário, ainda não há uma definição sobre a empresa que irá aplicar o certame, mas as negociações estão em andamento.

“É importante explicar para todos que para lançar um concurso, existem diversas etapas e normas a serem seguidas, sobretudo para a escolha da banca. Por isso, ainda não batemos o martelo. É preciso ter cautela nessa fase para que mais a frente não tenhamos contratempos. Nesse sentido, estamos dialogando e seguindo os passos adequados para definir a empresa e, posteriormente, publicarmos os editais”, explica.

Em relação ao número de vagas previstas nos certames autorizados, o concurso para a Educação irá ofertar 3000 para professor e o da Polícia Civil soma um total de 368 vagas para agente e 132 para escrivão. Já para ingresso na corporação da Polícia Militar, serão 1000 vagas para soldado e 60 para oficiais. O certame da Polícia Penal prevê 300 vagas e o do Corpo de Bombeiros contará com 150 para soldados e 20 para oficiais. Para a PGE, serão 15 vagas, já a Saúde oferecerá 1200 vagas para diversas especialidades.

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.