Ministério da Saúde destaca eficácia no combate à Covid e tratamento humanizado em Alagoas

Titular da Sesau, Alexandre Ayres, entregou relatório com as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 ao secretário de Atenção Especializada do MS, Luiz Otávio Franco
Titular da Sesau, Alexandre Ayres, entregou relatório com as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 ao secretário de Atenção Especializada do MS, Luiz Otávio Franco Débora Rosset Texto de Nigel Santana

Em visita técnica a Alagoas na última sexta-feira (08), o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Franco, acompanhou de perto o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 no Hospital Metropolitano de Alagoas e no Hospital da Mulher, ambos geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Após verificar as medidas tomadas pelo Governo do Estado ao longo dos últimos nove meses, o representante do Ministério destacou que o Governo do Estado aplicou soluções práticas que culminaram em resultados efetivos no combate ao novo coronavírus.

“O Estado de Alagoas como um todo me deu zero ‘dor de cabeça’ graças a uma boa gestão no combate à Covid-19. Isso é liderança, conduta e todos se dedicando com somente a única intenção de salvar vidas. É muito bom você ver o Estado e aprender com ele, já que estamos numa grande escola. O que presenciei em Alagoas é gratificante. Está sendo uma solução prática, pois verificamos a eficácia do tratamento que os pacientes estão recebendo em Alagoas. Inclusive, em uma das enfermarias, um paciente expôs seus elogios ao atendimento humanizado”, destacou Luiz Otávio Franco.

No balanço apresentado pela Sesau constam informações sobre a receita voltada ao enfrentamento à pandemia; distribuição de insumos estratégicos; testes rápidos e testes RT-PCR; medicamentos; contratação de profissionais; atendimentos nas Centrais de Triagem; leitos exclusivos implantados pela Sesau; total de regulações de pacientes; altas médicas após internação hospitalar; e resultados de programas lançados pelo Governo de Alagoas, a exemplo do Alô Saúde Mental e Alô Saúde.

Para o secretário do Ministério da Saúde, o papel desenvolvido pelo Governo do Estado é digno de parabéns e agradecimento. “Quero agradecer de coração, em nome do Estado Brasileiro, o papel que vocês desempenharam. Com o desenvolvimento de vocês da Saúde alagoana, isso nos dá um fôlego no Ministério da Saúde para olhar para outros estados. Vocês são parte desta grande batalha contra a Covid-19 e que no final, se Deus quiser, venceremos”, reforçou Franco.

Ao contextualizar o contínuo trabalho do Governo de Alagoas no combate à Covid-19, o secretário Alexandre Ayres destaca que a modernização e a estruturação hospitalar foram fundamentais para que o Estado não sofresse colapso na rede.

“Em um momento muito complexo no enfrentamento à pandemia, o Governo de Alagoas entregou à população o Hospital Metropolitano, em Maceió, e o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. Ambos fundamentais no tratamento exclusivo de pacientes infectados pela Covid-19. As unidades se somaram ao Hospital da Mulher e demais leitos contratualizados pela Sesau junto à rede privada e filantrópica, além de outras medidas, evitando que a nossa rede sofresse um colapso. Esse é um dos exemplos importantes que estão no balanço entregue ao Ministério da Saúde e ter como respaldo mais de cinco mil vidas salvas e esta reciprocidade do secretário Luiz Otávio Franco demonstra que estamos no caminho certo”, avalia Ayres.

Por Agência Alagoas

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.