Crimes eleitorais têm queda de 16,1% em Alagoas, apontam dados da Segurança Pública

imagem da materia
Imagem PC/AL

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) contabilizou 52 crimes eleitorais em 32 municípios do estado, cometidos no último domingo (15), quando ocorreu a votação para escolha de prefeitos e vereadores. Em comparação com os dados das eleições de 2018, houve uma queda de 16,1% nas ocorrências. Os dados foram apresentados pela cúpula da Segurança em coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (17).

Apesar de as eleições municipais serem, historicamente, mais preocupantes para a Segurança Pública, o pleito de 2020 apresentou redução no número de crimes eleitorais em comparação com as eleições de 2018. Durante o 1º turno das presidenciais, há dois anos, a SSP registrou 62 denúncias, já em 2020, 52 crimes foram contabilizados, o que aponta uma redução de 16,1%.

De acordo com os números, o interior de Alagoas concentrou o maior número de crimes, totalizando 43 casos. Já a Região Metropolitana de Maceió, contabilizou nove crimes eleitorais no dia da votação.

Dos 52 crimes eleitorais praticados, 14 foram boca de urna, nove de compra de votos, oito de transporte de eleitores, sete de impedimento ou embaraço ao exercício do voto, três crimes de concentração de eleitores e outras 11 ocorrências.

Os municípios de Joaquim Gomes, Major Isidoro, Anadia e Maceió registraram, cada uma deles, três ilícitos. Já Piaçabuçu, Paulo Jacinto, Teotônio Vilela, Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Igaci, Junqueiro, Maribondo, Olho D’Água das Flores, Pão de Açúcar, Pilar e São Miguel dos Campos registraram cada um, dois crimes.

Olivença, Atalaia, Barra de São Miguel, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Marechal Deodoro, Monteirópolis, Palmeira dos Índios, Penedo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São Brás , Cajueiro e Viçosa, registraram uma ocorrência em cada município durante as eleições de 2020.

Por meio do 181, foram realizadas 145 denúncias no último domingo, sendo 131 relacionadas a ilícitos eleitorais, cinco solicitando a presença policial, quatro ligações sobre tráfico, uma denunciando homicídio e outros quatro contatos sobre outros crimes.

Segundo as estatísticas, três homicídios foram cometidos dia 15, mas nenhum deles possuem ligação com as eleições. No pleito eleitoral de 2018, três crimes contra a vida também foram praticados, sendo dois homicídios e um feminicídio, que também não tiveram relação com a corrida eleitoral.

Ao todo, mais de 7.300 policiais civis e militares, bombeiros militares e peritos foram empregados no reforço policial em todos os 102 municípios alagoanos.

Segundo turno em Maceió

Durante a coletiva, o secretário executivo de políticas públicas da SSP, Manoel Acácio Júnior, afirmou que o plano da operação para o 2º turno das eleições, que acontecerá somente na capital, já está em planejamento.

“Já estamos trabalhando no Plano de Segurança para o segundo turno das eleições em Maceió e, em breve, estaremos apresentando ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas nossas estratégias que visam manter a ordem e garantir, mais uma vez, uma eleição segura”, afirmou o secretário executivo.

Na ocasião, Manoel Acácio também destacou que o sucesso da operação decorreu da antecipação do envio de reforço policial e pelo monitoramento realizado pelas agências de Inteligência.

A delegada-geral adjunta, Kátia Emanuelly, parabenizou a todos pelo trabalho realizado durante as eleições, em especial os integrantes da Polícia Civil que participaram da operação e destacou o sucesso da ação.

“O que realizamos nas eleições de 2020 é um modelo a ser seguido nos próximos pleitos, a integração das forças e o trabalho em conjunto garantiram o resultado de toda essa operação”, disse a delegada.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, disse que o trabalho da PM começa bem antes do dia das eleições, pois todos necessitam estar sempre a postos durante a corrida eleitoral. Ele parabenizou os órgãos envolvidos na operação.

 “Tivemos uma eleição tranquila, porém muito trabalhosa. A Polícia Militar inicia antes sua atuação, no mais, gostaria de parabenizar a SSP, o Conselho de Segurança Pública (CONSEG), o TRE-AL e as demais forças que atuaram na operação”, falou Marcos Sampaio.

Por Ascom PC/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.