Header Ads



Abertura da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário em Delmiro Gouveia reúne centenas de fiéis, confira fotos e vídeos

Imagem Adalberto Gomes
Com o tema "No ano extraordinário da missão, contemplamos Maria como a primeira evangelizadora", a 68ª edição da festa de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira do município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, começou nesta quinta-feira, 17, com procissão e hasteamento da bandeira.

Centenas de fiéis acompanharam a abertura da festa. Os fiéis saíram em precisão às 19h da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, percorrendo o centro da cidade para a  Igreja  da Vila, onde foi realizada o  hasteamento da bandeira.

Participaram da abertura da festa, grupos de orações das cidades de Delmiro Gouveia e paroquianos das cidades de Água Branca, Olho D'Água do Casado, Piranhas, Pariconha e do Distrito de Barragem Leste (Zona rural de Delmiro Gouveia), além de  toda comunidade católica de Delmiro Gouveia e cidades circunvizinhas.

A festa segue até o dia 27 de outubro. Serão dez noites, com novenários, procissões e a participação de toda a comunidade católica do município e de cidades circunvizinhas. A festa conta também com um parque de diversões, barracas com comidas típicas e shows católicos.

Desde 1951, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, a festa da Padroeira é comemorada, sendo uma das mais tradicionais festas católicas do sertão de Alagoas, reunindo centenas de fiéis durante às dez noites de comemoração.

Em 2018, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário comemorou o centenário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Este ano, a Igreja  estar completando 101 anos.

História dos 101 anos da Igreja de  Nossa Senhora do Rosário (Igreja da Vila)

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída a pedidos de Mariêta Iona, esposa do italiano Lionelo Iona,  sócio do empresário  Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que na época era proprietário da  Fábrica Companhia Agro Fabril Mercantil (Hoje antiga Fábrica da Pedra).  Por devoção a Nossa Senhora do Rosário, Mariêta Iona teve seus pedidos atendidos, uma capela de Nossa Senhora do Rosário foi construída na Vila da Pedra (Hoje cidade de Delmiro Gouveia)  no ano de  1918, sendo finalizada no mesmo ano.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário foi trazida da Itália e chegou à Vila da  Pedra, no Trem Maria Fumaça, sendo recebida com festa pela população do Povoado.

101 anos depois, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário mantém-se conservada e há 68 anos é celebrada as festividades da Padroeira no mês de outubro.

Confira a programação:

17/10 – Quinta-feira

19h: Procissão e Hasteamento da bandeira, (saindo da  Igreja Matriz para a Igreja  da Vila)
Coordenação: Apostolado da Oração

18/10 – Sexta-feira

Noiteiros: Crianças
Coordenação e animação: Catequese, Pastoral da Criança, Infância Missionária,  Escolas Públicas e Particulares
Participação: Bairro Campo Grande.
Projeto: Conhecer para Crescer Transformar

19/10 – Sábado

Noiteiros: Juventude
Coordenação e animação: JCC, JRC , JDF, MJ,  JASC, MAC, TLC, JDP, JMC,  JUC, UJC,  JPU,  e Juventude da Zona Rural, Estudantes das Escolas Públicas, Particulares e Jovens em geral.
Participação: Bairros  Cohab Velha e Área Verde.

20/10 – Domingo

Noiteiros: Comércio
Coordenação e animação: Câmara de Diretores Lojistas,  Associação Comercial, Comerciantes e Comerciários
Participação: Centro, Palmeirão e Cohab Nova.

21/10 – Segunda-feira

Noiteiros: Aposentados
Coordenação e animação: Aposentados, Dizimistas e Pensionistas.
Participação: Bairros Pedra Velha, Desvio e Ponto Chique.

22/10 – Terça-feira

Noiteiros: Funcionários Públicos
Coordenação e animação: Todos os órgãos de serviço públicos municipais, estaduais e federais da cidade e Renovação Carismática
Participação: Bairro Eldorado e Orquestra Municipal Tenente José Nicácio de Souza

23/10 – Quarta-feira

Noiteiros:  Todas as Comunidades
Assentamentos: Bom Jesus, Maria Bonita, Maxixe, Mandacaru, Monte Escuro, Genivaldo Moura, Piçarra,  Jurema, Lmeirão e Peba.
Povoados: Malhada, Lagoinha, Salgado, Cruz, Rabeca, Olho D’Aguinha,  Turco, Pedrão, Morros, Volta, Alto Bonito e  Lagoa dos Patos.
Bairros: Pedra Velha, Desvio, Ponto Chic, Eldorado, Bairro Novo, Alto da Paz, São Miguel, Craibeirinhas, Bom Sossego, Palmeirão, Cohab Nova, Cohab Velha, Vila Operária, Matadouro, Chácaras, Vila 25, Área Verde, Novo Horizonte,  Campo Grande e Centro.

24/10 – Quinta-feira

Noiteiros: Donas de Casas
Apostolado da Oração, Legião de Maria, Mãe Rainha, Pastoral  da Família, Cursilhistas, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Batismo, Pastoral da Esperança e do Migrante, Homens e Mulheres do Terço e Terço da Misericórdia.
Participação: Bairro Bom Sossego.

25/10 – Sexta-feira

Noiteiros: Motoristas
Caminhoneiros, Taxistas, Motoqueiros, Tratoristas, Carroceiros, Ciclistas, Mecânicos, Camioneteiros, Carreteiros e Perueiros.
Participação: Bairro Novo

26/10 – Sábado

Noiteiros: Operários
Coordenação e Animação: Cursilhistas
Participação: Rádios Delmiro AM/FM, Rádio Correio FM, Rádio Alternativa FM e Blog de Edson Alves

27/10 – Domingo

Dia de encerramento da festa

06h – Alvorada
07h – Batizados: Igreja da Vila
10h – Missa Solene: Igreja Matriz
16h – Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento

Confira vídeos

Confira imagens


 



 







 

 



















 













Por  Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.