No Dia Internacional dos Museus, conheça a história do Museu Regional de Delmiro Gouveia

Imagem Adalberto Gomes
Neste sábado, 18, é comemorado o Dia Internacional dos Museus. O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM - Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica e  contemporânea.

Em Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, temos o Museu Regional de Delmiro Gouveia, um dos patrimônios histórico e cultural, localizado no centro da cidade. Ele foi inaugurado em 20 de fevereiro de 1989, e tem um acervo histórico e cultural, objetos, fotografias e documentos que contam a história de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, fundador Companhia Agro-Fabril Mercantil  (antiga Fábrica da Pedra) e da Usina de Angiquinho.

No Museu estão também antigas peças da Estação Ferroviária, como o Eixo Motor, Bomba, Bomba a Vapor, Caldeira do Trem, Filtro e a Locomotiva, além de objetos históricos que contam um pouco da vida de Delmiro Gouveia, como aparelho de telégrafo, projetor de filmes, fotos da Companhia Agro-Fabril Mercantil,  Hidrelétrica de Angiquinho e  documentos históricos.

O prédio do Museu, uma antiga estação, fazia parte da antiga  linha: A E. F. de Paulo Afonso, que foi construída por ordem do Imperador Dom Pedro II, entre 1881 e 1883, para evitar o trecho não navegável do rio São Francisco de forma a carregar as mercadorias pela margem esquerda do rio nesse trecho.

Atualmente, o Museu pertence ao Grupo Carlos Lyra, e é administrado pela Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia.

Os moradores de Delmiro Gouveia e visitantes podem visitar o Museu que funciona todos os dias, das 9h às 17h30min.

 Confira imagens/ Imagens Adalberto Gomes











Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.