Encerramento do V ENHS conta com lançamento de livro e doação de acervo

Imagem divulgação
O encerramento do V Encontro Nacional de História do Sertão (ENHS), que acontece na noite desta sexta-feira (7), na Ufal Campus do Sertão, será marcado por lançamento de livro  e doação de acervo para o curso de História.

A solenidade, que acontece às 19h, conta com a presença do vice-reitor José Vieira, representando a reitoria; do secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins; do professor doutor Pedro Abelardo, coordenador do evento e a professora doutora Carla Taciane Figueiredo, coordenadora do curso de História da Ufal Campus do Sertão.

O livro O Senhor da Pedra,  do professor sergipano Dilton Maynard, traz uma análise de como a história do pioneiro Delmiro Augusto da Cruz Gouveia foi contada em obras literárias, cinema e crônicas. O escrito é resultado da tese de doutorado de Dilton na Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE). "Lançar o livro aqui em Delmiro Gouveia é uma forma de prestar contas às pessoas da cidade, mostrando o resultado da minha pesquisa. Sem as informações que as pessoas daqui me passaram, não teria condições de fazer este livro" , ressalta Dilton.

A noite reúne ainda a doação da Coleção Jornal Correio da Pedra ao curso de História. A coletânea é uma edição fac-símile do Jornal Correio da Pedra, que circulou no Sertão , no período de 1918 a 1930.

A coleção foi organizada pelos professores Edvaldo Nascimento e Luitgard Oliveira Cavalcanti Barros,  que foi reproduzida em quatro volumes, com os jornais de 1922 a 1930, com notícias do Sertão alagoano, o nordeste e até internacionais.  "Entregar esta coleção ao curso de História da Ufal é uma grande alegria porque é mais uma fonte de pesquisa para alunos, professores, enfim, a comunidade acadêmica", fala Edvaldo.

O V ENHS traz como tema A interdisciplinaridade na História: diálogos entre política, economia, sociedade e cultura e acontece desde o dia 4.

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.