Projeto Renascendo realiza Encontro do Nó da Rede de Educação Ambiental em Água Branca

Equipe renascendo e a comunidade local, ações utilizam metodologias participativas em Mata Grande/AL. Foto: Kaedla Menezes.
O Encontro do Nó da Rede de Educação Ambiental acontece no dia 21 de agosto de 2018, das  08h às 12h, no Auditório da Secretaria de Educação de Água Branca/AL. O evento integra as ações do Projeto Renascendo, realizado pelo Instituto Palmas com o patrocínio da Petrobras.

O Encontro do Nó da Rede Renascendo de Água Branca tem como objetivo mobilizar a comunidade local para ser protagonista das ações de educação ambiental e participar do processo de recuperação das nascentes proposto pelo Projeto Renascendo. O encontro acontece dia 21 de agosto, das  08h às 12h, no Auditório da Secretaria de Educação de Água Branca/AL.

Para a Assessora de Educação Ambiental do projeto, Ana Cristina Accioly,  “nesses processos participativos as pessoas da comunidade e os técnicos do projeto podem dialogar e construir soluções em conjunto. A interação de saberes acadêmicos, técnicos e populares revela o repertório de conhecimento disponível nas comunidades. E assim, é possível construir soluções que são mais efetivas, valorizam-se os saberes locais e desperta um sentimento de pertencimento”, afirma Ana Accioly; “Uma parte importante da programação diz respeito à participação dos atores sociais no processo de identificação das nascentes que existem no município e depois, de priorização dessas nascentes considerando critérios técnicos e sociais”, completa. 

Outro ponto importante a ser discutido é a construção de um documento coletivo de responsabilidade com as nascentes recuperadas, para que os proprietários das terras onde estão localizadas as fontes de água e a comunidade assumam publicamente e de maneira coletiva o papel de gestores de um bem coletivo como a água.

Nesse encontro também será articulada a formação do grupo de mulheres “Cuidadoras da Vida”, que segundo Ana Cristina Accioly, parte do reconhecimento  do importante papel que as mulheres desempenham nas famílias e na comunidade, “desde o antigo projeto ‘Renas-Ser’, reconhecemos o valor da ação feminina. O trabalho com as mulheres irá fortalecer o seu reconhecimento enquanto sujeito de direitos e  como protagonistas do mundo, tanto no ambiente familiar quanto social, considerando inclusive as questões econômicas". Os encontros dos Nós da Rede pretendem criar grupos de mulheres nos 6 municípios participantes. 

O encontro do Nó da Rede de Educação Ambiental que acontece em Água Branca já ocorreu nos municípios de Inhapi/AL e Tacaratu/PE.Este encontro contará com a presença do Sr. Marcos Costa Monteiro, da Petrobras, que virá acompanhar o andamento do Projeto na região.

O Projeto Renascendo tem o patrocínio da Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria das prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu.

O Instituto Palmas é uma ONG fundada em 2002, com sede em Piranhas, no alto sertão de Alagoas, cuja missão é a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável, dos direitos humanos, da cidadania e da democracia; e a preservação da memória e do meio ambiente. 

Serviço:
Encontro dos Nós da Rede Renascendo – Água Branca - Alagoas
Local: Auditório da Secretaria de Educação de Água Branca
Data: 21 de agosto de 2018
Hora: 8h às 12h

Contatos:
Ana Cristina Accioly - Assessora de Educação Ambiental
(82) 98879-4542
Ionaldo Galvão - Coordenador Administrativo
(82)  98822-7770

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.