Hospital Regional do Sertão em Delmiro Gouveia vai atender mais de 170 mil alagoanos

Imagem Governo de Alagoas
O município de Delmiro Gouveia irá ganhar um novo hospital regional, para atender oito municípios do Sertão alagoano. Orçado em R$ 32,8 milhões, o novo equipamento de saúde será referência no tratamento da população do interior e, além disso, ajudará, diretamente, a diminuir o grande fluxo de pacientes no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

A expectativa é que o hospital, cuja Ordem de Serviço foi assinada nesta terça-feira (3), venha a realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico por mês. Além da população de Delmiro Gouveia, o hospital atenderá os habitantes que residem nas cidades de Piranhas, Inhapi, Água Branca, Olho D’Água do casado, Mata Grande, Canapi e Pariconha, o que vai beneficiar 171.204 pessoas, ao todo.

Numa área de 3,3 hectares, a unidade vai dispor de 123 leitos, distribuídos da seguinte forma: Centro de Parto Normal (03); UTI adulto (10); UCI convencional (07); Ucinca (03); Internação gineco-obstétrica; pediatria, clínica e cirúrgica (90) e UTI pediátrica (10). A previsão é de que o hospital seja concluído em 18 meses, a partir do início da obra, segundo informou, nesta terça-feira (3), o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

“Com a construção desse hospital, que irá contar com 123 leitos e os equipamentos mais modernos do Brasil, iremos proporcionar conforto, segurança e dignidade ao povo sertanejo alagoano, além de trazer desenvolvimento econômico. Em razão disso, com a conclusão de um hospital de grande porte como esse, certamente, iremos atrair empresas que fornecem insumos e equipamentos para as unidades hospitalares. Isso irá gerar emprego, renda e, acima de tudo, dignidade para a população que mais precisa”, destacou Christian Teixeira, ao acrescentar que, por meio da construção do hospital, está prevista a geração imediata de 800 empregos diretos, o que irá fomentar a economia da região do Alto Sertão.

Expectativa - Para o agricultor José Jurandir dos Santos, de 61 anos, morador do Assentamento Maria Cristina, em Delmiro Gouveia, a construção do hospital vai trazer maior comodidade para ele e toda sua família, visto que, quando sentem algum desconforto no corpo, precisam recorrer ao posto de saúde mais próximo da casa deles. “A construção desse hospital vai ser muito importante, principalmente para quem mora na parte rural, porque vamos ter um atendimento num lugar maior e com mais profissionais, o que vai facilitar a vida do pessoal que mora aqui. O Governador está de parabéns por mais essa iniciativa”, elogiou.

Ambulâncias - Durante a solenidade, foram entregues mais cinco ambulâncias 0Km de Transporte Sanitário para os municípios de Delmiro Gouveia, Inhapi, Água Branca, Pariconha e Olha D’Água do Casado. À tarde, serão entregues mais duas, sendo uma para Mata Grande e outra à Canapi. Os veículos fazem parte do montante de 130 ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e deverão ser entregues a todos os municípios alagoanos.

Cada veículo tem o valor estimado de R$ 165 mil. Implantado em julho de 2016, o Serviço de Transporte Sanitário consiste em deslocar os pacientes para a realização de procedimentos não urgentes e exames ou transferi-los para os leitos de retaguarda nas unidades hospitalares conveniadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Nesta terça-feira (3), o governador Renan Filho e o gestor da pasta estadual visitaram o espaço de 40.000 m2, que será construído o Hospital Regional do Alto Sertão. Destes, 12.000 m2 serão de área  construída da unidade hospitalar, cujos trabalhos já foram iniciados, com a terraplanagem do terreno. 

 Por  Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.