Header Ads

Morre em Santana do Ipanema, aos 86 anos, Irmã Redempta, uma das referências da educação no sertão de Alagoas

Irmã Redempta/Imagem Pão de Açúcar Notícias
Na manhã desta quarta-feira, 06,  faleceu no hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, sertão de Alagoas, a religiosa holandesa, Irmã Redempta. Seu corpo será velado na Escola João Paulo II, em São José da Tapera, antes de ser trasladado  para à Holanda, na Europa.

Jacoba Maria Bogrs, popularmente conhecida por Irmã Redempta, holandesa, freira e ex-parteira, saiu da Holanda para o ingresso de serviços integrados da Cruz Vermelha e se destacou no Brasil, especialmente nos municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar. Prestes a completar 87 anos no dia 17 de agosto de 2018, com uma lucidez "invejável" e sempre sorridente, Jocoba Maria Bogrs nasceu na Vila de Bavel-Ginneken, município de Brabant do Norte, localizado ao sul dos Países Baixos.

A irmã Redempta dedicou a sua vida aos pobres e excluídos, oferecendo-lhes todas as suas forças e amor. A admiração e o entusiasmo por eles, romperam os limites geográficos da Holanda, espalhando-se pelo território brasileiro e pelo mundo até chegar a São José da Tapera e a todo sertão alagoano. A religiosa foi uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do sertão, suas grandes obras de caridade são referência estadual e ganharam repercussão pelo país.

Escola João Paulo II

Fundou, juntamente com o apoio do Padre Petrúcio (Pároco de Pão de Açucar) a escola João Paulo II, em São José da Tapera, que é referência educacional no estado de Alagoas. A instituição é uma escola privada que faz filantropia no sertão desde as décadas passadas. As inúmeras bolsas de estudos dadas à população sertaneja para o ingresso na instituição João Paulo II ou até mesmo na Faculdade São Vicente foram marcas filantrópicas da Irmã Redempta. Muitos alunos da escola, até hoje, são apadrinhados por famílias holandesas, através da mesma. A escola João Paulo II nos últimos anos sempre esteve entre as melhores escolas do estado de Alagoas, além de ser a melhor instituição de São José da Tapera segundo os dados do INEP/ENEM.

Homenagens

Após muitos serviços prestados no Brasil, exclusivamente no sertão alagoano, a generosidade de Jacoba Maria Bogrs, ganhou muitas homenagens por toda sua solidariedade. Uma das mais belas homenagens foi a nomeação de uma escola municipal, em São José da Tapera. A Escola Municpal Elizabeth Jacoba Maria Bogrs é considerada uma das mais importantes instituições públicas do município. A escola conta com uma estrutura admirável e um grupo de docentes dedicados a educação.

Morre aquela considerada uma das maiores referências educacionais da região sertaneja, com 56 anos de serviços prestados aos mais carentes.

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias com Pão de Açúcar Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.