Bombeiros de Santana do Ipanema fazem atualização em combate a incêndio

Iniciativa atualiza os bombeiros quanto aos procedimentos operacionais adotados pela corporação, devido às novas viaturas e equipamentos adquiridos
Iniciativa atualiza os bombeiros quanto aos procedimentos operacionais adotados pela corporação, devido às novas viaturas e equipamentos adquiridos Ascom CB
Durante os dias 24 e 25 de janeiro, os bombeiros o 9º Grupamento Bombeiro Militar, localizado no município de Santana do Ipanema, participaram da Instrução de Nivelamento Operacional (INO) de combate a incêndio, que vem sendo realizada em todos os grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da capital e do interior do Estado.

A iniciativa atualiza os bombeiros quanto aos procedimentos operacionais adotados pela corporação, devido às novas viaturas e equipamentos adquiridos nos últimos meses, além de repassar novos conhecimentos na área de incêndio que vêm sendo desenvolvidas por corporações de referência nacional e instituições civis.

A INO é ministrada por bombeiros integrantes da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) de combate a incêndio do CBMAL, a qual vem promovendo uma importante evolução na área operacional da corporação. Segundo o capitão Fernando Holanda, presidente da CTEP, a experiência foi bastante positiva e os militares do 9º GBM foram muito participativos. Ele enfatizou que é essencial um aprendizado continuado, com o fito de prestar um serviço cada vez melhor.

Entre os assuntos abordados estão: noções de combate a incêndio em ambiente confinado; técnica de retirada de vítima e bombeiro no interior do Incêndio; combate a incêndio em plano vertical (ambiente multifamiliar); padronização da disposição das viaturas no cenário de incêndio; combate a incêndio veicular com e sem vítima, entre outros.

Para o cabo Jefferson Wladimir, toda informação e treinamento são importantes. “Levo comigo uma frase de Cora Coralina: feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. A partir dessa troca de conhecimento, tivemos essa experiência de atualização, e aprendemos que podemos trabalhar de uma forma mais eficiente”, explicou o militar. O cabo David Teixeira disse que foi muito positivo para todos, que assim poderão prestar um serviço de excelência à sociedade, e que toda a tropa está esperando outras instruções como essa.

O próximo e último grupamento a passar pela INO será o 7º GBM, localizado em Arapiraca, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, envolvendo toda a tropa.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.