Hospital Regional do Alto Sertão será construído em Delmiro Gouveia

Governador assinou o  processo de licitação para a construção do Hospital Regional do Alto Sertão
Governador assinou o processo de licitação para a construção do Hospital Regional do Alto Sertão Fotos: Márcio Ferreira
O governador Renan Filho anunciou, na manhã desta sexta-feira (24), em Delmiro Gouveia, o lançamento do processo de licitação para a construção do Hospital Regional do Alto Sertão, neste município. O anúncio foi feito durante a abertura do segundo dia da 8ª edição do Governo Presente.

O Hospital Regional do Alto Sertão está orçado em R$ 35 milhões. "Trata-se do maior investimento em saúde pública da história dessa região, que vai estruturá-la para cuidar melhor das pessoas - das crianças aos idosos - passando pelas gestantes. Uma coisa que me incomodava bastante era que para as pessoas dessa região o hospital de referência ficava em Paulo Afonso. Então, por que Alagoas não pode ter um hospital de referência? Agora vai ter aqui em Delmiro Gouveia! Teremos com o novo hospital, todos os exames laboratoriais e de imagens, além de leitos de UTI", citou o governador.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o Hospital Regional do Alto Sertão será dotado de 123 leitos, construído à margem da AL-145, em terreno doado pela prefeitura de Delmiro Gouveia.

"Será um equipamento que fará com que o contribuinte se orgulhe de pagar seus impostos, pois saberá que os tributos estão sendo bem empregados na melhoria da saúde pública", destacou o secretário.

Outros três hospitais estão sendo construídos em Alagoas: dois em Maceió (Metropolitano e da Mulher) e um em Porto Calvo (Regional do Norte). O Governo do Estado vai construir ainda o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.

Trade turístico

O segundo dia de Governo Presente no Alto Sertão teve início com um café da manhã no Restaurante Bode na Brasa, em Delmiro Gouveia, que reuniu o trade turístico, o governador e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Na oportunidade, eles ouviram os pleitos dos empresários e apresentaram as ações executadas em prol da atividade turística no Alto Sertão alagoano."O turismo aqui é muito importante. Por onde a gente anda, ver novos hotéis e pousadas e o turismo vai seguir crescendo nessa região. É um caminho sem volta, porque as belezas naturais daqui são incontestáveis e diferentes. Isso gera emprego e dinamiza a economia", avaliou Renan Filho.

O governador e o secretário também entregaram carteiras aos artesãos de Delmiro Gouveia. Em todo o Governo Presente, serão fornecidos mais de 40 documentos. As carteiras garantem isenção de ICMS na emissão de notas fiscais avulsas e maior facilidade para aquisição de maquinetas para vendas com cartões de crédito e débito.

Ainda durante o evento no Restaurante Bode na Brasa, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em parceria com a Sedetur, realizou o lançamento da unidade do Juceal Express do município de Água Branca. Com os postos descentralizados, a Junta Comercial amplia o atendimento ao empresariado do Alto Sertão, que, atualmente, possui unidade apenas em Delmiro Gouveia. 

O evento foi prestigiado pelo prefeito deste município, padre Eraldo Cordeiro e por prefeitos de outras cidades da região, além do senador Renan Calheiros, dos deputados estaduais Ronaldo Medeiros e Inácio Loyola e federal, Roseane Cavalcante; secretários estaduais, dentre outras autoridades.

Mais ações

No Centro da cidade, na Praça Nossa Senhora do Rosário, o governador e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, fizeram a entrega de 132 projetos individualizados para Módulos Irrigados de Produção e Aprendizagem (MIPAS) e de 50 Kits de irrigação, além de uma máquina plantadeira de grãos e um trator com grade aradora. Foi assinado o termo de fomento  para implantação do Centro de Produção de Forragens Irrigadas no Canal do Sertão. Um trator também foi entregue.

Ainda em Delmiro Gouveia, o governador entregou a Central de Interpretação de Libras (CIL) e um veículo. De toda a população alagoana, aproximadamente 6% possui algum tipo de deficiência auditiva. No Sertão, mais precisamente, 24.275 mil pessoas possuem este tipo de deficiência.

"Portanto, percebe-se a necessidade de implantar em Delmiro Gouveia uma Central de Interpretação de Libras, pois de acordo com o Censo de 2010, foi o município do Sertão com o maior número de casos de deficiência auditiva", considerou Renan Filho.

O prefeito padre Eraldo e o governador assinaram, ainda, o termo de intenção para realizar convênio com o município destinado à construção do Matadouro Regional de Delmiro Gouveia, orçado em R$ 4 milhões. A obra vai inibir o abate clandestino e fornecer carne inspecionada de boa qualidade para o consumo.

 Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.