Em Mata Grande, veja quem lidera pesquisa para o governo, senado e deputado federal

Imagem google
O primeiro levantamento Ibrape divulgado aqui com a opinião do eleitor de Mata Grande sobre as eleições de 2018 confirma uma tendência: a intenção de voto no governador Renan Filho é maior nos municípios do agreste e serão do que nas cidades mais próximas da capital Maceió.

A cidade sertaneja teve seu povoamento iniciado em 1791 e sempre exerceu grande influência na vida política de Alagoas, especialmente no início do século passado.

Com cerca de 25 mil habitantes, Mata Grande tem sua economia baseada na agricultura e pecuária.
A pesquisa Ibrape mostra o  quadro político atual no município, sem grandes alterações em relação aos outros levantamentos divulgados aqui, a exceção da disputa de deputado federal. Quem lidera por lá, com boa margem, é o deputado Givaldo Carimbão (PHS).

A pesquisa foi realizada no dia 10 de outubro de 2017, com 800 eleitores de 16 anos ou mais, em 23 os bairros e povoados de Atalaia. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em alinhamento com as pesquisas anteriores, neste levantamento o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para presidente, governador, presidente, senador e deputado federal.

Mais uma vez surpreende o desempenho do ex-presidente Lula. Se as eleições fossem hoje ele teria 75% dos votos em Mata Grande. Em segundo lugar aparecem, empatados, Bolsonaro e Marina Silva, cada um com 4%.

Mais de 50%

O Ibrape quis saber, se as eleições fossem hoje, em quem o eleitor votaria, num cenário com 3 candidatos no voto estimulado.

Em Mata Grande, o governador Renan Filho venceria no primeiro turno – com folga. Se as eleições fossem hoje, segundo o Ibrape, o atual Renan Filho (PMDB), teria 53% dos votos, Rui Palmeira (PSDB) ficaria com 9% dos votos e JHC (PSB) teria 3% dos votos.
A pesquisa mostra ainda 22% de indecisos e 13% de brancos ou nulos.

Renan e Téo lideram para o Senado

Assim como nos levantamentos anteriores, o Ibrape montou um cenário em Mata Grande com cinco prováveis candidatos ao Senado: Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB).

O Ibrape simulou o primeiro e segundo votos para senador. Isso porque nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Levando em consideração os dois votos, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros teria 32%, seguido de Téo Vilela ficaria (27%). Benedito de Lira ficaria em 3o, com 21% dos votos no município. João Caldas e Marx Beltrão continuaram mantendo a mesma performance quem vem alcançando na média dos outros municípios e ficaram, cada um, com 6%.

Dos entrevistados, 37% se disseram indecisos e 17% disseram que vão votar branco ou nulo.

Os dois votos

De acordo com a pesquisa, no primeiro voto Renan teria 20%, seguido de Téo (15%), Biu (10%), Marx (3%) e João Caldas (3%).

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Renan 12%, Téo 12%, Biu 11%, João Caldas 3% e Marx 3%.

Carimbão lidera para a Câmara dos Deputados

O resultado da pesquisa em Mata Grande revela a forte influência do deputado federal Givaldo Carimbão no sertão do estado.

Em Mata Grande, Carimbão lidera com 24,3%, seguido de Arthur Lira (7,2%), Ronaldo Lessa (7,2%), Heloisa Helena (6,4%), Paulão (1,7%), JHC (1,2%), Joaquim Beltrão (1,2%), Nivaldo Albuquerque (1,1%), Pedro Vilela (1,0%) e Rodrigo Cunha (1,0%). Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.

Veja as tabelas
Por Edivaldo Junior

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.