Em Alagoas, matemática no ilusionismo marca a abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia

Concedida pelo professor Abraão Lincoln, do canal no YouTube Matemática Show, a palestra misturou a ciência exata e a mágica, o que aguçou a curiosidade e atraiu o público
Concedida pelo professor Abraão Lincoln, do canal no YouTube Matemática Show, a palestra misturou a ciência exata e a mágica, o que aguçou a curiosidade e atraiu o público Ascom/Secti
Um show de matemática que utiliza artifícios e truques para chamar atenção e auxiliar na aprendizagem do ensino das ciências exatas, esse foi um dos pontos mais marcantes da abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 em Alagoas.

Concedida pelo professor Abraão Lincoln, do canal no YouTube Matemática Show, a palestra misturou a ciência exata e a mágica, o que aguçou a curiosidade e atraiu o público presente na noite na segunda-feira (23), no auditório da universidade Estácio Fal, uma das instituições parceiras da SNCT.

A programação contou também com uma homenagem a cinco matemáticos alagoanos que fizeram história no Brasil e no mundo, são eles: Manfredo Perdigão, Elon Lages, Benedito Moares, Edmilson Pontes e Fernando Codá. Além disso, uma palestra do professor doutor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Hilário Alencar, discorreu sobre o tema central da SNCT 2017, mostrando que a matemática está em tudo.

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Regis Cavalcante, destacou o trabalho realizado pelo Comitê Gestor da Semana e o potencial de Alagoas na área da ciência e tecnologia.

“Nosso Estado tem feito a diferença na área de CT&I. Andamos na contramão da crise, aumentando os investimentos e as ações de popularização da ciência. Isso é fruto de um trabalho integrado, do esforço de vários órgãos e instituições. Devido a isso, saltamos da 23ª (2015) para 8ª (2016) colocação em atividades que levaram ao cidadão conhecimento científico”, ressaltou o secretário.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, afirmou que o momento é de comemoração e lembrou que Maceió sediará, em 2018, o maior evento científico da América Latina. “Alagoas tem um potencial enorme. Prova disso é que fomos escolhidos para receber em nossa capital a 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que será em julho do ano que vem”, afirmou Guedes.

Já o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), Luciano dos Santos, desejou que a SNCT 2017 “sirva de estímulo para que os jovens procurem, cada vez mais, o caminho do empreendedorismo”.

A SNCT em Alagoas é uma iniciativa do Comitê Gestor formado por 38 instituições entre órgãos públicos, universidades, setor produtivo e sociedade civil, sob coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As ações seguem até o dia 29 de outubro (domingo) e está disponível no www.secti.al.gov.br.

 Por  Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.