Localização geográfica de escolas públicas de Alagoas, são disponibilizadas na web

Proposta, desenvolvida pela Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, funciona como um mapeamento
Proposta, desenvolvida pela Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, funciona como um mapeamento Foto: Flávia Matos
A integração entre as várias secretarias e órgãos que compõem o Estado vem sendo uma constante no governo Renan Filho e tem trazido cada vez mais benefícios para a população alagoana. Um exemplo disso é a parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que resultou na geolocalização de todas as escolas públicas de Alagoas.

A ação, desenvolvida pela Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, funciona como um mapeamento. No final do projeto, o que se tem é um banco de informações que disponibiliza os dados sobre as escolas em diferentes plataformas, abertas para qualquer usuário e de acesso facilitado.

De acordo com o supervisor de Dados e Análise Geográfica da Sinc, Klebson da Silva, para dar início às geolocalizações, o grupo responsável pelo processo conta com o auxílio de informações fornecidas por fontes oficiais, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Depois que conseguimos uma base confiável para trabalhar, fizemos uma padronização dos endereços das escolas, processamos os dados e organizamos as informações que tínhamos. Além disso, também vamos a campo conferir os dados para que, só então, possamos disponibilizá-los de forma responsável e mais dinâmica para a população”, explica Klebson.

Disponíveis no portal Alagoas em Dados e Informações, as geolocalizações podem ser conferidas em vários formatos, entre eles, o GeoJSON, utilizado na estruturação de dados geoespaciais, o KML, que auxilia na visualização de conteúdos como mapas em 2D e navegadores terrestres em 3D, e o SHP, ou shapefile, que pode ser utilizado via softwares para geoprocessamento.

“É responsabilidade nossa trabalhar cada vez mais com a questão dos dados abertos e, com isso, tornar mais fácil a vida de quem quer utilizar as informações que disponibilizamos. Além disso, essa variedade de formatos nos quais podem ser encontradas as escolas colabora para o desenvolvimento de projetos e ferramentas voltadas para essa área aqui no Estado”, afirma Klebson.

Escolas de tempo integral também foram foco de trabalho

Outro fator importante desse processo é que as novas escolas de tempo integral, implementadas no governo Renan Filho, também foram um dos focos de trabalho da parceria entre a Seplag e a Seduc.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, as geolocalizações desenvolvidas pela Seplag mostram a integração entre as secretarias do Governo do Estado para ofertar melhores serviços à população alagoana.

"Esse trabalho facilita a busca da comunidade que quer saber onde fica a escola estadual mais próxima, por exemplo. E em breve, esses dados estarão no novo portal da Educação, que está nos últimos ajustes para ser lançado", afirma Barbosa.

Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, é imprescindível que haja um fortalecimento de laços entre as secretarias e órgãos do Estado para que mais ações conjuntas como essa colaborem para o desenvolvimento de Alagoas.

"As geolocalizações que realizamos em parceria com a Seduc são apenas um exemplo do avanço que a integração entre os agentes do Governo pode trazer para a população alagoana. Esperamos que outros órgãos e secretarias nos provoquem cada vez mais para ações conjuntas que deem suporte na implementação de políticas públicas para o nosso Estado”, aponta o titular da Seplag.

Para ter acesso às geolocalizações, basta acessar o Portal Alagoas em Dados e Informações.

 Por  Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.