Em Piranhas, emoção e participação popular engrandecem mais uma Festa do Bom Jesus de Entremontes

Imagem assessoria
No período de 18 a 19 de fevereiro, a comunidade católica do Distrito de Entremontes, região ribeirinha do município de Piranhas (AL), comemorou a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, com competições náuticas, shows artísticos e com a tradicional Procissão Fluvial pelas águas do Velho Chico, com dezenas de embarcações.

No sábado (18), com palco montado na Prainha às margens do rio São Francisco, os banhistas tiveram show ao vivo com a Banda IN SUMMER, numa manhã de sol, animando visitantes e turistas banhistas e os desportistas que participaram de jogos amistosos envolvendo atletas das cidades de Paulo Afonso e Pedro Alexandre, da Bahia, e da cidade de Olho D´Água das Flores (AL) e da comunidade de Entremontes.


Na noite do sábado, a festa foi animada pelas Bandas Cavaleiros da Curtição e Waldence, na Praça de Eventos, Centro do Povoado.
A programação do domingo (19) começou cedo com as corridas de barco à vela (que tiveram como ponto de partida a comunidade de Mata Cumprida, município de Pão de Açúcar, que encantaram os assistentes à beira rio com o colorido das velas à pano, e à motor – que fizeram o percurso do local Remanso à Orla, e natação, com os competidores que fizeram a travessia do rio. A premiação dos vencedores, que foi entregue pela comissão organizadora, representada pelo ‘Seu’ Amadeu Araújo, e pela prefeita Maristela Sena Dias - que esteve prestigiando o evento no sábado e no domingo, ficaram assim distribuídas: Corrida de Barcos à Vela : 1º Lugar – Zidalvo; 2 º - Adilson; 3 º - Celso; Na corrida de Barcos à Motor : 1º Lugar - Bruno; 2º - Sandro; 3º - Leandro; 4º - Alex; 5º - Sidney; e 6 º - Breno. Na natação: 1º Lugar – Isaac; 2º - Delso; 3 º - Cícero; 4 º - Deivison; e 5º - Adriano. Participaram das competições, atletas de Piranhas, Entremontes, Pão de Açúcar, e Piaçabuçu. Um dos competidores da corrida de barco à motor, da cidade de Piaçabuçu, declarou que vale à pena vir de longe participar da tradição de Entremontes: “é a segunda vez que venho para essa Festa e gostei muito desse ano. Tiveram muita atenção com a gente que veio de longe. Show de bola.”, disse o atleta Ailson, prometendo voltar no próximo ano. 


Como forma de incentivo e agradecimento pela grande participação de competidores, a comissão organizadora – formada por membros da comunidade e pelo secretário de Cultura e Turismo e pelo de Eventos, foram sorteados entre os participantes um capacete e uma capa para motociclista, sendo ganhadores o Simão (da capa), e o Sidney (capacete).
No final da tarde do domingo (19), religiosos conduziram e acompanharam a imagem do glorioso Bom Jesus da Igreja Matriz até o Catamarã às margens do rio, acompanhados da Banda Filarmônica Mestre Elísio, quando se deu inicio ao ponto culminante do evento religioso, com dezenas de embarcações acompanhando na procissão pelas águas do Velho Chico, emocionando muitos dos presentes à festa, bem como aos pagadores de promessas.
Com a chegada da procissão, a imagem do Bom Jesus foi conduzida pela comunidade e autoridades (prefeita, vereadores e secretários) pelas ruas do Povoado até a Igreja Matriz, encerrando uma das mais festejadas festas do município de Piranhas.





Por Ascom-Assessoria de Comunicação PMP

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.