Governo de Alagoas inicia projeto de preservação e conservação com artesãos da Ilha do Ferro em Pão de Açúcar

Sedetur e IMA trabalham em parceria para estabelecer manejo sustentável da madeira utilizada no trabalho artesanal 
Durante a reunião no povoado, os técnicos do IMA e da Sedetur se reuniram com os artesãos na sede da Associação ArtIlha
Durante a reunião no povoado, os técnicos do IMA e da Sedetur se reuniram com os artesãos na sede da Associação ArtIlha 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) deram início, na última quarta-feira (10), ao projeto de preservação e conservação das espécies nativas mais utilizadas pelos artesãos da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar. Considerando a utilização da madeira na confecção das peças, a ação pretende estabelecer o manejo sustentável, adequando os profissionais artesãos aos procedimentos legais de utilização da matéria-prima.

Nesta primeira fase, foi realizado o levantamento e diagnóstico das principais espécies utilizadas no trabalho artesanal, além de mapear as especificidades do bioma, prioridades e os obstáculos encontrados pelos artesãos. As espécies que vão ser trabalhadas, inicialmente, são Mulungu e Craibeira, identificadas como as mais utilizadas na confecção das peças.

“Nosso objetivo primordial é garantir aos artesãos de que eles estão trabalhando com uma madeira de origem certificada, os adequando às leis, mas sem burocratizar o processo. Pretendemos estabelecer critérios de uso do material e criar uma situação interna no IMA para trabalhar a retirada para fins de artesanato”, explica o consultor Ambiental, Meraldo Rocha.

Atualmente, os artesãos utilizam, na confecção das peças, a madeira considerada “morta”, que são troncos antigos e já derrubados na natureza.

Como produto final da ação, deverá ser confeccionado um selo de certificação que comprove o manejo sustentável na produção das peças.  Para o assessor técnico da Sedetur, Ulysses Salgueiro, a aplicação do selo agrega valor ao material e contribui para a singularidade e reconhecimento da produção.

“Os artesãos da Ilha do Ferro fazem um trabalho de alto valor cultural e artístico, com um alcance de mercado extremamente importante. Saber que por trás da peça final existe um trabalho de conscientização, que atenda aos critérios de sustentabilidade e preservação, tornará o produto ainda mais atrativo”, afirma Ulysses Salgueiro.

Povoado sustentável

Dentro do projeto, devem ser realizadas, ainda, palestras de sensibilização, oficinas de educação ambiental para toda comunidade, dias de campo e construção de viveiro de mudas para replantio.

“A ideia é começar com a instituição educacional e estender para toda comunidade”, explicou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do Instituto. Visando o correto gerenciamento dos resíduos sólidos gerados, o objetivo do projeto é colaborar com iniciativas sustentáveis, realizando e apoiando ações com essa finalidade.

Alagoas feita à mão

Durante a visita à Ilha do Ferro, técnicos da Sedetur entregaram mais sete placas de sinalização do projeto Alagoas feita à mão, nas casas dos artesãos ribeirinhos. A aplicação das placas pretende identificar, agregar valor e tornar o local marcado para o turista que passar pela região.

As primeiras entregas foram realizadas durante a última edição do Governo Presente, realizada no mês de julho.

  Por Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.