Estudantes se preparam para mais uma etapa dos Jogos Estudantis de Alagoas

Expectativa dos organizadores é que mais de 1.500 pessoas participem da disputa, que acontece de 21 a 31 de julho

 Maior evento de desporto escolar reunirá atletas de diversas modalidades individuais e coletivas Valdir Rocha

O maior evento de desporto escolar de Alagoas já tem data definida: será de 21 a 31 de julho, em Maceió, com a presença de unidades de ensino competindo em modalidades individuais e coletivas. A expectativa dos organizadores é que mais de 1.500 participantes estejam presentes em todas as etapas dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal).

As inscrições para a etapa regional – onde as escolas de cada região do Estado disputam entre si – já foram realizadas nas Gerências Regionais de Educação (Geres) do interior. Para as duas Geres de Maceió – a 1ª e a 13ª – as inscrições da fase regional acontecem de 6 a 10 de junho, no Ginásio do CDR, no Cepa.

“Concluídas as inscrições, as disputas acontecem de 15 a 22 de junho, nas escolas do interior do Estado, e de 15 a 19 de junho, na capital”, informa o coordenador-geral do Jeal, Henrique Vilela.

A novidade deste ano será a realização de mais uma etapa de competições entre as regionais e a estadual: a interregional, onde os campeões de cada regional serão distribuídos em quatro chaves para disputarem a classificação para a seletiva estadual.

“Da regional para interregional classificam-se duas equipes por Gere; já da interregional para a estadual passa apenas uma equipe”, explica Henrique. As inscrições para a interregional acontecem nos dias 22 e 23 de junho, com disputas sendo realizadas de 27 a 30 de junho.

Etapa estadual – Definidos os vencedores da seletiva interregional, serão promovidas as inscrições da etapa estadual, no período de 6 a 12 de julho, no Ginásio do CDR/Cepa, assim como as inscrições dos Jogos Paralímpicos. As disputas serão realizadas de 21 a 31 de julho.

“Os campeões do Jeal representarão Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontecem na cidade de João Pessoa (PB) em setembro, para a modalidade infantil, e novembro, para a juvenil. Já São Paulo disputará a competição paralímpica também em novembro”, adianta Henrique.

Expectativa – As equipes das escolas da rede estadual estão ansiosas pelo início dos Jogos. É o caso da Escola Estadual Monsenhor Sebastião, de Água Branca, campeã do futebol de salão feminino em 2015. A equipe, que disputou partidas emocionantes no Jeal 2015 e fez bonito nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Londrina (PR), mantém uma rotina de treinamentos para a competição.

“O grupo está renovado e manteve o seu nível. As meninas disputaram um amistoso no último final de semana e não veem a hora de começar o Jeal”, conta o professor e treinador Manoel Messias.

Quem também está focada no Jeal é a Escola Estadual Theonilo Gama, heptacampeã do judô.  Com um judoca na Seleção Brasileira – Renglis Xavier - e cinco medalhas no último Campeonato Brasileiro de Judô, disputado em abril, na cidade de Natal (RN), a unidade de ensino também tem boas expectativas para a competição estadual.

“As equipes de judô das unidades escolares há tempo estão se preparando para o Jeal e não há favoritismo, por mais que um grupo esteja em pleno ritmo de competição, pois o judô traz sempre surpresas. A equipe da Theonilo Gama está bem concentrada e com condição física boa e adequada para o evento. Tática e tecnicamente estamos em um volume satisfatório de treinamento”, fala o professor Ricardo Sérgio, coordenador do projeto de judô da unidade de ensino e que, recentemente, foi um dos condutores da tocha olímpica em Alagoas.

Até o dia 8 de junho, Ricardo Sérgio e a equipe alagoana de judô – que conta entre seus integrantes com os judocas José Ayrton e Renglis Xavier, da Escola Theonilo Gama, e Isabella Silva, do Projeto Fênix/Escola Dom Constantino Luers - estarão em Lauro de Freitas, na Bahia, para o Campeonato Brasileiro de Judô categoria Sub 21. No dia 12 de junho, o grupo participa da segunda etapa do Campeonato Alagoano de Judô, no Colégio Marista, evento organizado pela Federação Alagoana de Judô.

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.