Renan Filho instala nesta sexta (20) comissão do bicentenário de Emancipação Política de Alagoas

Novos membros foram nomeados nesta quinta; grupo vai coordenar as ações relacionadas às comemorações, celebradas em 2017
Programação dos 200 anos visa proteger os valores e o patrimônio cultural, preservando a identidade e a memória dos diferentes grupos da sociedade alagoana
Programação dos 200 anos visa proteger os valores e o patrimônio cultural, preservando a identidade e a memória dos diferentes grupos da sociedade alagoana Cortesia Léo Vilanova
 
O governador Renan Filho vai instalar oficialmente, nesta sexta-feira (20), a comissão mista especial para coordenar as ações relacionadas ao bicentenário de Emancipação Política de Alagoas, comemorado em 2017. O evento vai acontecer no auditório Acquatune, localizado no Palácio República dos Palmares, às 17h.

Os novos membros foram nomeados por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19). Osvaldo Batista Aioly Maciel será o representante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jayme Lustosa de Altavila, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) e Alberto Rostand Fernandes Lanverly, da Academia Alagoana de Letras.

De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil e coordenador do grupo, Fábio Farias, a comissão vai realizar estudos e propor ao governador do Estado ações a serem desenvolvidas sob o marco dos 200 anos.

“O marco da emancipação política tem importância histórica e cultural para os alagoanos. Dessa forma, vamos proteger os valores e o patrimônio cultural, preservando a identidade e a memória dos diferentes grupos da sociedade”, afirmou Fabio Farias.

Além da instalação da comissão, os integrantes vão montar um cronograma de reuniões e criar um fórum com personalidades da sociedade civil organizada.

Ainda segundo Farias, a comissão trará ações inovadoras e aperfeiçoamento das políticas públicas. “A elaboração de elementos de contexto da emancipação possibilitará uma perspectiva histórica de nossa identidade e a melhoria disto para o ambiente institucional e o consequente aperfeiçoamento das políticas públicas, em especial nos campos histórico, cultural e educacional”, disse.

Na ausência do coordenador da comissão, o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, fica encarregado de coordenar a equipe. A comissão mista especial também é formada pelos seguintes membros: secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas; secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa; reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos; além de representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), da Academia Alagoana de Letras e da sociedade civil organizada.

Os membros da comissão mista especial não vão receber qualquer tipo de remuneração, sendo considerada como de serviço relevante prestado ao Estado.

  Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.