Alagoas: Inaugurada em Maragogi a primeira praça iluminada com energia solar do Nordeste

Ação fez parte das atividades do primeiro dia de programação do Governo As placas são equipadas com bateria de sistema off grid, que armazena a energia durante o dia para ser utilizada à noite
As placas são equipadas com bateria de sistema off grid, que armazena a energia durante o dia para ser utilizada à noite Itawi Albuquerque
Cinco placas fotovoltaicas e luz solar. Esse é o material necessário para que 18 postes e 8 refletores iluminem a Praça dos Cabanos, localizada em Maragogi, com energia limpa e sustentável. A primeira praça iluminada com energia produzida a partir da luz solar foi inaugurada na sexta-feira (6), em Maragogi, durante o primeiro dia do Governo Presente, na região Norte do Estado. 

As placas são equipadas com bateria de sistema off grid, que armazena a energia durante o dia para ser utilizada à noite. A principal vantagem da ação é levar uma nova tecnologia ao destino turístico que não depende da rede de energia da concessionária. Além disso, o projeto pioneiro visa tornar pública a viabilidade da utilização de energia solar.

"Essa é a primeira praça do Nordeste iluminada com energia renovável, o que mostra que Alagoas pode sim dar bom exemplo, mostrar que ações inovadoras podem e devem fazer parte da pauta da gestão pública", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

Durante a solenidade de apresentação do novo sistema de iluminação, foi inaugurado o Juceal Express, serviço de atendimento ao usuário oferecido pela Juceal semelhante ao realizado na sede da Junta Comercial, em Maceió, além de ser um ambiente de informações referentes ao Portal Facilita Alagoas, não necessitando que o cliente se desloque à capital para dar entrada aos processos.

O presidente da Juceal, Carlos Araújo, ressaltou que o serviço trará uma economia de tempo e de gastos para os empresários da região Norte do Estado e de cidades vizinhas.

"É mais um trabalho dentro do que é estabelecido pelo Governo para que a gente possa desenvolver a economia alagoana. O Juceal Express em Maragogi traz o empresário para a Sala do Empreendedor, não precisando que ele se desloque a Maceió para registrar o seu negócio. Para a cidade, ele possibilita o cadastro atualizado das empresas registradas. Empresários de Maragogi, de cidades circunvizinhas e de até Pernambuco poderão protocolar seus processos com toda a segurança jurídica e a rapidez que a Junta vem oferecendo em todo o Estado", explicou o presidente.

Iniciado no ano passado, o serviço conta com unidades em Pão de Açúcar, Arapiraca, Porto Calvo, Atalaia e Messias. Em Maragogi, o Juceal Express será disponibilizado na Casa do Empreendedor.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.