Programa incentiva o plantio da Craibeira, árvore símbolo de Alagoas

Seagri e parceiros lançam programa que visa o plantio de 100 mil mudas e sementes da Craibeira 

Iniciativa tenta resgatar uma árvore símbolo do povo alagoano.
Iniciativa tenta resgatar uma árvore símbolo do povo alagoano. Foto: Petronio Viana

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), lançou nesta terça-feira (19) o Programa de Reflorestamento da Craibeira, a árvore símbolo de Alagoas.

O programa visa o plantio de duas mil árvores em 2016, a partir da distribuição de mudas e sementes na rede hoteleira do Estado. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, a ação busca resgatar e disseminar as peculiaridades de Alagoas.

“As mudas e sementes foram adquiridas por meio de um fundo voluntário para o qual os hóspedes dos hotéis cadastrados fizeram suas doações. Agora, uma parte da história alagoana será espalhada por todo o país, estimulando também o plantio e preservação dessa espécie dentro do Estado”, disse o secretário. Após a cerimônia, a primeira muda do projeto foi plantada no pátio da Seagri.

O presidente da ABIH em Alagoas, Mauro Vasconcelos, ressaltou a importância da parceria na valorização da cultura alagoana.



“A partir de hoje, 35 hotéis cadastrados vão oferecer a seus hóspedes as mudas e as sementes da Craibeira, em envelopes e suportes atrativos, para que nossa árvore símbolo seja levada para todos os estados brasileiros. Essa é uma parceria importante entre o setor turístico, hoteleiro e o Governo de Alagoas para fortalecer e divulgar a cultura e os produtos locais”, destacou Vasconcelos.

A superintendente do Maceió Convention, Danielle Novis, ressaltou o caráter ambiental do projeto.

“Essa iniciativa tem um significado muito grande no trabalho de conservação e sustentabilidade da flora nativa o meio ambiente e a sustentabilidade. Com as sementes, o turista receberá também o material que explica a forma de plantio da Craibeira. É um esforço que trará resultados positivos em breve”, avaliou Novis.

O administrador da Chesf, Augusto César, também manifestou sua satisfação com o projeto.

“Sinto-me muito honrado em participar desse momento, de fazer parte dessa história que será lembrada daqui a muitas décadas, em cada uma dessas árvores que será plantada a partir de hoje”, disse o gestor da Chesf.

A cerimônia de lançamento do programa contou com as presenças dos deputados estaduais Francisco Tenório e Ronaldo Medeiros e do coautor do livro ‘A Craibeira: Árvore Símbolo de Alagoas’, Olavo Machado, onde descreve as características botânicas da planta, sua importância na vegetação da caatinga e a história que levou ao decreto do então governador Divaldo Suruagy, de 1985, que designou Craibeira como árvore símbolo do Estado.

“O que vale não é o que a gente diz, mas o que fica daquilo que a gente disse. Esse momento é muito importante. Estou muito feliz em fazer parte dele”, disse Machado, que hoje tem 79 anos. 

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.