Delmiro Gouveia e outros 11 municípios de AL, recebem da Secretaria da Saúde vacinas contra a gripe Influenza

 Até sábado, 45% das doses serão entregues às secretarias de Saúde. Municípios podem começar campanha de vacinação na próxima segunda.

Até sábado (23) serão distribuídos 45% do quantitativo destinado a Alagoas
Até sábado (23) serão distribuídos 45% do quantitativo destinado a Alagoas Olival Santos
  
 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começou a distribuir as doses de vacina contra a Influenza, também conhecida como gripe A, a todos os municípios de Alagoas.

No total, serão entregues 748 mil doses. Até sábado (23), os municípios já terão recebido 45% das doses. Assim, as secretarias municipais de Saúde já podem começar a campanha de vacinação na próxima segunda-feira (25).

De acordo com a Sesau, o Ministério da Saúde(MS) está distribuindo as vacinas aos estados de forma parcelada.

Os 45% das doses destinadas a Alagoas, que serão distribuídas até sábado, fazem parte da segunda remessa, que chegou ao estado no dia 15 de abril. A primeira, que corresponde a 179.550 doses (24% do total) foi repassada no dia 8 de abril.

Entre os dias 2 e 6 de maio, o MS deve enviar a terceira remessa. A quarta e última deve chegar entre os dias 9 e 15 de maio.

Por conta do envio fracionado, a Sesau teve que adotar três critérios para realizar o repasse das doses aos municípios.

Em um primeiro momento, apenas as cidades com mais de 10 mil habitantes e notificações de casos suspeitos ou confirmados da doença vão receber 50% do lote.

Segundo a Sesau, 12 municípios se encaixam nesse critério. São eles Maceió, Arapiraca,Palmeira dos Índios, União dos Palmares,Penedo, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Coruripe,Santana do Ipanema, Marechal Deodoro e Murici.

Além destes, as cidades com população-alvo a vacinar de 3.300 habitantes, o que corresponde a 47 cidades do estado, também receberão 50%. Outros 43 municípios com população entre 3.300 e 9.141 habitantes irão receber 30% das doses.

Os grupos prioritários em Alagoas são compostos por 700 mil pessoas. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, devem se vacinar trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, população indígena, idosos de 60 anos ou mais, inclusive institucionalizados, pessoas portadoras de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas/ privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.