Paleontólogo confirma que materiais encontrados em Piranhas são fósseis de preguiça gigante da Era do Gelo

Jorge Luís Lopes é professor da Ufal e estuda sítios paleontológicos do Sertão de Alagoas há mais de 10 anos

Réplica em tamanho real de bicho-preguiça gigante foi instalada em Maravilha, no Sertão de Alagoas (Foto: Overmundo.com.br)


Os materiais encontrados por agricultores que fizeram uma escavação para reter a água da chuva, no Sítio Lages, em Piranhas, são fósseis paleontológicos. A confirmação foi feita pelo paleontólogo Jorge Luís Lopes, que é professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e diretor do Museu de História Natural, após analisar as fotos publicadas numa matéria pelo Minuto Sertão.

Segundo ele, que trabalha há mais de 10 anos com sítios paleontológicos da chamada megafauna do Sertão, os fósseis encontrados pelos agricultores de Piranhas são de um bicho-preguiça gigante, que viveu na região durante a Era do Gelo. O animal podia chegar a seis metros de comprimento e era herbívoro, ou seja, se alimentava de plantas.

De acordo com o especialista, fósseis de animais da megafauna já foram encontrados em vários locais do Sertão de Alagoas, inclusive em Piranhas, numa fazenda nas proximidades do distrito Piau.
Porém, o local que melhor aproveitou o tema e os fósseis achados em sua zona rural foi o município de Maravilha, onde existem réplicas em tamanho real desses animais espalhadas pela cidade – entre eles o tigre-dente-de-sabre – e um museu sobre o assunto.

Os mamíferos da megafauna viveram no Sertão de Alagoas entre dois milhões e dez mil anos atrás, quando a região era uma planície úmida, fértil, com muitos rios, bem parecida com as savanas africanas de hoje.

Por Minuto Sertão

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.