Cultura: Luiz Gonzaga completaria 103 anos neste domingo

Legado de Luiz Gonzaga é celebrado no 'Viva Gonzagão 2015', em Exu, PE. Luiz Gonzaga completaria 103 anos no próximo dia 13 de dezembro. Mais de 20 artistas se apresentam no Parque Aza Branca.

Parque 'Aza' Branca em Exu-PE é local da festa de 103 anos de Luiz Gonzaga (Foto: Sandro Ribeiro/TV Grande Rio)
O dia 13 de dezembro é um dia especial para muitos nordestinos, é a data dedicada a Santa Luzia, uma das figuras religiosas mais reverenciados na cultura popular, e também é o aniversário de Luiz Gonzaga do Nascimento, cantor e compositor de Exu, no Sertão de Pernambuco, que recebeu seu nome em homenagem à santa. O músico é conhecido por diversos sucessos que influenciam os sanfoneiros da região desde os anos de 1940, como Baião, Asa Branca, Juazeiro e Qui Nem Jiló. Luiz completaria 103 anos em 2015 e, para manter vivo o legado do 'Rei do Baião', será realizada em sua cidade natal a festa 'Viva Gonzagão 2015'.

Mais de 20 forrozeiros devem se apresentar nas festividades em homenagem a Luiz Gonzaga no Parque Aza Branca. Durante o evento deste ano, que é gratuito, o público deve, além de dançar ao som do tradicional forró pé-de-serra, participar de uma missa em ação de graças à sombra do pé de juazeiro. O 'Viva Gonzagão' começou em 1982 e foi organizado pelo próprio cantor que reuniu amigos músicos para sua festa de aniversário.

A programação do 'Viva Gonzagão 2015' começa na noite da sexta-feira (11) e contará com apresentação artística de Cosmo Sanfoneiro, Carlos Araújo e Paulo Neto, Danilo Pernambucano, Donizete, Flávio Baião e Joãozinho do Exu. Na noite seguinte, o sábado (12), o forró continua com os shows de Tarcio Carvalho e Djesus, Chambinho do Acordeon, Joquinha Gonzaga, Targino Gondim, Jaiminho do Exu e Flávio Leandro.

No domingo (13), a programação começa com a missa, às 11h, e seguem com a apresentação dos alunos do Ponto de Cultura Alegria Pé de Serra, às 15h30. No palco montado no parque, os músicos convidados farão uma “maratona” de apresentações, a partir das 16h. Os shows ficam por conta de Epitácio Pessoa, Diego Alencar, Toni Monteiro, Sotaque Nordestino, Maria Lafaete e Serginho, Eloisa Olinto, Zézinho do Exu, Leninho, Fábio Carneirinho, Estilo Novo, Seguidores do Rei, Coletivo Mauro Sanfoneiro, Tony Monteiro, Forró do Matuto, Coletivo Os Cabras de Gonzaga, Ivonete Ferreira e Forrozeiros do Gonzagão.

Por G1

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.