Sine-AL facilita inclusão do deficiente no mercado de trabalho

          O Dia 'D' de Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal é comemorado em todo o Brasil nesta sexta-feira (25).
                 Estado pretende facilitar entrada de deficientes no mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Em Alagoas, os preparativos estão a todo vapor e ela acontece das 8h às 14h, na Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), em frente ao Mercado de Jaraguá.
Na ocasião, as pessoas com deficiência serão auxiliadas em diversas questões trabalhistas. Haverá pessoas capacitadas ministrando palestras, oficinas, dinâmicas, e tirando dúvidas acerca do mercado de trabalho. O Sistema Nacional de Emprego (Sine), realizador do Dia D, fará a intermediação entre as empresas interessadas e os possíveis empregados, facilitando essas relações.

Qualquer empresa pode participar da ação. O único critério é ter vagas a oferecer para o público alvo da ação. A lei nacional de cotas (Lei 8.213/91) obriga todos os empregadores com cem ou mais funcionários a ter uma porcentagem proporcional – de no mínimo 2% e no máximo 5% – de pessoas com deficiência trabalhando na empresa.

O mesmo vale para as pessoas com deficiência. Todas serão bem-vindas no grande encontro da inclusão. Ana Lúcia, psicóloga do Sine, explica que levar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é uma medida importante, para que os processos de contratação sejam simplificados ao máximo. Mas quem ainda não tem CTPS não deve deixar de ir. As orientações oferecidas no evento servirão, também, para incentivar quem ainda não despertou para o mercado de trabalho formal. 

Por Blog Adalberto Gomes Notícias  com informações da Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.