Mata Grande e Arapiraca estão com epidemia de dengue

                                         

                                                      
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou mais um panorama da dengue em Alagoas, na manhã desta quarta-feira (22). Segundo o órgão, dois municípios do estado estão com epidemia da doença e, de janeiro a julho, mais de 12.700 casos suspeitos foram registrados pela pasta.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Sesau, as cidades de Arapiraca e Mata Grande, por apresentarem incidência superior a 300 casos para cada mil habitantes, apresentam situação de epidemia.
Segundo maior município de Alagoas, em Arapiraca foram registrados 2.700 casos suspeitos de dengue, e, no município de Mata Grande, no Sertão alagoano, foram contabilizados 1.427 casos da doença somente este ano.
A capital, entretanto, não se encontra em quadro epidêmico, contabilizando 1.542 casos em 2015. Ao todo, de 1º de janeiro a 22 de julho, 12.792 casos suspeitos foram registrados pela Sesau.
Já em relação à Zika Vírus, não há epidemia, pois somente três casos foram confirmados de janeiro até 22 de julho de 2015. Também não há epidemia da Febre Chikungunya, pois não há confirmação de nenhum caso.
DOENÇAS
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
Já a Febre Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya.
A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.

Fonte: GazetaWeb

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.