Diagnóstico precoce garante tratamento eficaz do câncer de tireoide, alerta especialista em Alagoas

Foto.: Bruno Afonso 

O câncer de tireoide é uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Apesar disso, quando identificado precocemente, as chances de cura são altas. O alerta é da cirurgiã de cabeça e pescoço Ana Carolina Pastl, que atua no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.

“O câncer de tireóide costuma ser diagnosticado a partir da investigação de nódulos. Nem todo nódulo é maligno, mas é fundamental procurar atendimento médico para uma avaliação adequada. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as chances de tratamento e cura”, destaca a especialista.

Apesar de discreto, alguns sinais merecem atenção, como a presença de nódulo ou caroço no pescoço. Outro sinal é a alteração da voz, como rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar, e inchaço na região do pescoço.

"Não há uma forma específica de prevenir o câncer de tireoide, mas exames regulares e acompanhamento médico podem fazer a diferença. O ultrassom de pescoço é o exame mais utilizado para identificar alterações na glândula", orienta a especialista Ana Carolina Pastl.

“Dependendo do tipo e do estágio da doença, além da cirurgia, o paciente pode precisar de terapias complementares, como o uso de iodo radioativo e acompanhamento clínico regular”, explica.

Estrutura de Referência

Com a inauguração do Centro de Oncologia do Hospital Metropolitano de Alagoas, os pacientes contam com uma estrutura moderna para diagnóstico, cirurgia e acompanhamento, oferecendo tratamento humanizado.

“O Metropolitano se consolida como um hospital de referência, garantindo que pacientes de Alagoas tenham acesso a um tratamento de excelência sem precisar sair do estado”, reforça a médica.

Por Sesau Alagoas 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.