Olho D'Água do Casado comemora 57 anos de Emancipação Política, conheça a história e confira a programação festiva

Imagem Adalberto Gomes
Neste sábado, 21, o município sertanejo de Olho D'Água do Casado, em Alagoas, estará comemorando seus 57 anos de Emancipação Política.  

A história do município de Olho D'Água do Casado, está datada de 1870. Nesta época chegava à região de Alagoas, José Francisco de Melo Casado, onde se instalou  e construiu uma fazenda, onde hoje se encontra  à sede da Prefeitura em frente a Praça Noé Leite no centro da cidade. No ano de 1879, com  a construção da rede ferroviária, vários trabalhadores chegaram ao local e ficaram acampados. No local existiam nascentes de olhos d'água, e estas nascentes  facilitavam a vida das pessoas que viviam na região.

Com alguns anos depois, em 1881, com o fim das obras da construção dos primeiros 28 quilômetros da linha férrea e da subestação de Olhos D'Água,  o acampamento dos trabalhadores  foi transferido para Delmiro Gouveia. Através do acampamento foram construídas algumas   casas  e  uma capela em homenagem a São José, e muitos dos trabalhadores permaneceram no local, formando assim um pequeno povoado.  Além de José Francisco de Melo Casado,  João Francisco Soares, Manoel Coleta de Melo, Antônio Pinto Bandeira e Antônio Matias foram os moradores pioneiros do povoado.
Com a desativação da  linha férrea em 1964, através de um decreto do presidente Marechal Humberto Castello Branco, causou uma grande comoção, sob protestos da população, já que a  linha férrea movimentava  a região com o transporte de mercadorias da cidade de Piranhas/AL para a cidade de Petrolândia/PE.

Com o crescimento do Povoado, ocorreu um movimento pela emancipação do município. O movimento  teve à frente Eliseu Maia, Aderval Tenório, Vítor Barbosa, José Pereira Leite e Pedro Gomes Pereira, Maria das Dores Leite (Sinhá) e Maria Guiomar Britto foram os líderes. Em 1949, o povoado de   Olhos D'Água do Casado passou a ser Distrito  pela lei de nº 1473, de 17 de setembro de 1949.  Alguns anos depois em 1962, Olho D'água do Casado se tornou município, através da Lei nº 2962, de 22 de agosto 1962, desmembrado do município de  Piranhas, ao qual pertencia,  sendo instalado em 21 de setembro de 1962. 

Em 1965, deu-se inicio a construção da rodovia estadual AL-225, ligando Olho D'Água do Casado ao município de Piranhas. Alguns anos depois, foi construída a rodovia AL-220, ligando Olho D'Água do Casado a Delmiro Gouveia, assim mudando a rotina dos moradores. 

Olho D'Água do Casado recebeu este nome devido que no local  brotavam "olhos d'água"  e o sobrenome do agricultor Jose Francisco  de Melo Casado, que chegou no local em 1870, e,  em sua  homenagem, o município recebeu o nome "Casado".

O último censo do IBGE em 2010 contabilizou que o município possuía uma população de 8.491 mil habitantes. Já a estimativa populacional de 2019,  elevou esse número para 9.373 mil  habitantes.

Para celebrar o aniversário do município, a Prefeitura  preparou uma programação variada, com culto, alvorada, missa, gincana, desfile cívico e shows artísticos. 

Confira a programação completa

Dia 20- sexta-feira

Culto Evangélico ás 18h30min no Clube Social Casadense, localizado na Avenida Desembargador Washington Damasceno Freitas

Dia 21 - sábado

05h - Alvorada (Queima de fogos)
06- Missa Solene  na Fonte da Matinha
07h- Hasteamento das Bandeiras (Sede da Prefeitura Municipal)

Apresentações

Banda  Fanfarra Sargento Elias Marques  de Alencar
Orquestra Filarmônica Tenente José Nicácio de Souza (Delmiro Gouveia)
09h- Coffee - Break
10h- Gincana Cultural
15-Desfile Cívico Municipal

21h- Shows artísticos 

Banda Estrela do Mar
Zé Inácio e Banda
Banda Olho Verdes
Jonas Esticado
Nos intervalos
Dj Leto Mix
Dj Vinícius

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias com pesquisa do histórico do município realizada no site da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e com moradores do município.

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.