Alagoano é destaque em filme elogiado pela crítica


Filme  fala sobre atletas paralímpicos brasileiros

Um filme sobre atletas paralímpicos brasileiros que consegue emocionar - sem explorar lugares-comuns ou clichês. O filme foi exibido na última quinta-feira, às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, o documentário Paratodos foi elogiado pela crítica ao conseguir levar às telas o processo de preparação das equipes paraolímpicas brasileiras nos quatro anos que antecederam às competições de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro.

 Entre os sete atletas protagonistas do filme, está o alagoano Yohansson do Nascimento, uma das estrelas do atletismo vencedor da medalha de ouro no último mundial da categoria. Além de Yohansson, o filme acompanha a preparação dos atletas Fernando Fernandes (paracanoagem), Ricardinho (futebol de cinco), Daniel Dias e Susana Schnarndorf (natação), além de Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina (atletismo).

Elogiado pela crítica por fugir do apelo óbvio do heroísmo, "Paratodos" não trata os atletas com paternalismo e encara a deficiência apenas como um diferencial a ser superado em um ambiente de competitividade, adaptação e  resiliência. “Um feito primoroso do filme é fazer o espectador torcer pelos personagens não porque são pobres coitados que merecem uma medalha, mas porque treinaram para aquilo, têm carisma de campeão”, escreveu o crítico Jairo Marques, do jornal Folha de São Paulo – que classificou o documentário com duas estrelas (muito bom).

 Veja trailer abaixo.

Por Agenda A

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.